Ambiente

Notícias

Ambiente

Inédito trabalho de pesquisa e de ações que visam à conservação da flora endêmica da Mata Atlântica do Rio de Janeiro será lançado no Jardim Botânico

 05/06/2018 - 13:49h - Atualizado em 05/06/2018 - 13:50h
 » ASCOM SEA/INEA

O Estado do Rio de Janeiro possui 884 espécies endêmicas (só existe no território fluminense) da Mata Atlântica, sendo que, algumas delas, consideradas raras e quase extintas, foram redescobertas em unidades de conservação.


 Quando: Quarta-feira (6/6); às 10h

Onde: Escola Nacional de Botânica Tropical, Rua Pacheco Leão, nº 2040, Jardim Botânico

 

O Estado do Rio de Janeiro possui 884 espécies endêmicas (só existe no território fluminense) da Mata Atlântica, sendo que, algumas delas, consideradas raras e quase extintas, foram redescobertas em unidades de conservação. Entre elas está a Guarajuba (Terminalia acuminata), reencontrada nos Parques Nacional da Tijuca e Estadual da Serra da Tiririca. Os dados constam no Livro Vermelho da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção que será lançado, nesta quarta-feira (6/6), em um evento na Escola Nacional de Botânica Tropical, no Jardim Botânico.

 

O livro também traz a informação de que, dessas 884 espécies, 513 (ou seja, 53%) estão ameaçadas de extinção, o que motivou a criação do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Endêmica, outra publicação que também será lançada no evento. Esse plano traz um conjunto de estratégias voltadas para a conservação da flora endêmica que foram debatidas e definidas por mais de 40 técnicos de 30 instituições de pesquisa, gestores de unidades de conservação, iniciativa privada e Organizações Não Governamentais (ONGs).

 

Também serão lançadas outras três publicações. São elas: Áreas Prioritárias para conservação da flora endêmica ameaçada; Lista da Flora das Unidades de Conservação Estaduais; e o Guia de Campo da Flora Endêmica.

 

Todas essas publicações são o resultado de um amplo trabalho de pesquisa sobre a flora endêmica do Rio de Janeiro desenvolvido pela Secretaria de Estado do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com o Instituto Jardim Botânico. O levantamento foi realizado por um período de três anos e envolveu mais de cem pesquisadores nacionais e estrangeiros.

 

 

Publicações:

 

Livro Vermelho da Flora Endêmica do RJ - apresenta a primeira lista das espécies ameaçadas da flora do RJ. O resultado de análise do risco de ameaça de extinção das 884 espécies endêmicas do RJ (espécies únicas, raras e exclusivas da Mata Atlântica que ocorrem unicamente no território estadual), apresentam as espécies, sua área de abrangência, suas características e as principais ameaças incidentes.

 

Lista da Flora das unidades de conservação estaduais - esta publicação apresenta pela primeira vez a lista das plantas existentes nas unidades de conservação estaduais de uso sustentável e proteção integral. Representa a biodiversidade da flora que já se conhece e que está protegida nas unidades de conservação estaduais.

 

Áreas Prioritárias para a Conservação da Flora Endêmica - Estudo de planejamento e modelagem que buscou identificar as principais áreas de atenção para a conservação da flora endêmica ameaçada no Estado do Rio de Janeiro;

 

Guia de Campo da Flora Endêmica - publicação vinculada à campanha “Procura-se” que busca motivar a busca pelo conhecimento das espécies endêmicas raras, espécies com poucos registros e informações científicas. Este guia está vinculado à Campanha Procura-se, e apresenta 156 espécies raras. Assim, busca-se incentivar a ciência cidadã e a observação da flora fluminense. Também está sendo desenvolvido em parceria com a SEA, FIOTEC/FIOCRUZ e o JBRJ o aplicativo Detetive Botânico.

 

Plano de Ação Nacional para a conservação da Flora Endêmica Ameaçada - publicação reúne diversas ações prioritárias elaboradas por mais de 40 técnicos, gestores e pesquisadores de 30 instituições.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________