Ambiente

Notícias

Ambiente

Programa de Coleta Seletiva da Secretaria de Estado do Ambiente beneficia 12 bairros da Zona Norte do Rio

 22/02/2018 - 10:22h - Atualizado em 22/02/2018 - 10:22h
 » ASCOM SEA/INEA

Mais de 150 toneladas de resíduos foram recolhidas e tiveram como destino a reciclagem, ajudando assim o meio ambiente


A Secretaria de Estado do Ambiente apresentou, nesta quarta-feira (21/2), em uma palestra realizada na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar, em Rocha Miranda, um balanço do trabalho de coleta seletiva que vem sendo executado, através do Programa Ambiente Solidário, nas principais ruas de 12 bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro. Os dados são expressivos: foram recolhidas mais de 150 toneladas de resíduos para reciclagem, entre os meses de novembro de 2017 e janeiro de 2018, nos bairros de Quintino, Cascadura, Madureira, Osvaldo Cruz, Bento Ribeiro, Marechal Hermes, Rocha Miranda, Costa Barros, Barros Filho, Colégio, Turiaçu e parte de Irajá.

 

“A palestra de hoje foi muito positiva, pois contou com a participação de lideranças comunitárias, dos superintendentes regionais dos bairros atendidos pelo programa, representantes da Comlurb e da Guarda Municipal entre outros. O objetivo é que este projeto piloto seja uma referência para as demais prefeituras do Estado do Rio de Janeiro. O Programa Ambiente Solidário, que foi o responsável pela gestão ambientalmente adequada dos resíduos das Olimpíadas de 2016, já beneficia o município de Santa Maria Madalena, no Norte Fluminense. A palestra de hoje contou com a participação de lideranças ”, disse o superintendente de Gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Ambiente, Ricardo Alves.

 

Agentes socioambientais capacitados por essa iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente vão de porta em porta orientar os moradores a separar os seus resíduos para reciclagem, ajudando assim o meio ambiente. Esse trabalho de conscientização ambiental também é feito nas escolas, nos clubes, nas associações de moradores, nos estabelecimentos comerciais e nas igrejas. Semanalmente, um caminhão percorre a região para coletar o lixo destinado à reciclagem.

 

A verba obtida com a comercialização desse material é revertida para catadores de materiais recicláveis da região apoiados pelo programa e também para projetos sociais desenvolvidos nos bairros atendidos. 


  • Fotos

  • 2 fotos | Ambiente | 22/02/2018

    Programa de Coleta Seletiva da Secretaria de Estado do Ambiente beneficia 12 bairros da Zona Norte do Rio



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________