Ambiente

Notícias

Ambiente

Atividades de educação ambiental marcam as comemorações pelo 26º aniversário do Parque Estadual da Serra da Tiririca

 30/11/2017 - 12:02h - Atualizado em 30/11/2017 - 12:02h
 » Redes Sociais SEA/INEA

Alunos da Escola Municipal Francisco Portugal participaram do plantio de mudas de restinga na Praia de Camboinhas, em Niterói


O plantio de cem mudas de restinga, importante ecossistema da Mata Atlântica, por alunos da Escola Municipal Francisco Portugal, marcou as comemorações pelo 26º aniversário do Parque Estadual da Serra da Tiririca, que abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá e é administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A atividade foi realizada, nesta quarta-feira (29/11), no Polo Náutico da unidade de conservação, na Praia de Camboinhas, em Niterói.

 

É no Polo Náutico do parque que está instalada uma guarderia  da Associação de Windsurf de Niterói onde os praticantes desse esporte podem guardar seus equipamentos. O polo náutico possui também um espaço para a equipe de fiscalização do parque.

 

Aluno da Escola Municipal Francisco Portugal, Antônio Geder, 13 anos, aprovou a iniciativa e ressaltou que atividades como a que participou hoje são importantes porque mostram a importância da preservação ambiental:

 

“Estou saindo daqui mais consciente do quanto é importante preservar a natureza”, comentou Antonio Geder.  

 

“A maioria desses estudantes provavelmente mora na zona de amortecimento do parque. Então, a participação delas em atividades de educação ambiental, como a de hoje, tem por finalidade despertar nessas crianças e jovens o sentimento de pertencimento da unidade. Assim, elas podem replicar em suas comunidades boas práticas ambientais”, explicou o gestor do parque, Alexandre Ignácio.

 

As comemorações pelo aniversário do parque prosseguem até sexta-feira (1º/12). Amanhã (30/11), haverá um workshop onde cada gestor apresentará a história e os atrativos da sua unidade de conservação estadual. Promovido pela Prefeitura de Niterói, o workshop será realizado no Parque das Águas, Rua Professor Valdemir Alves Machado s/nº, Centro de Niterói.

 

Para encerrar a celebração do seu aniversário, o Parque Estadual da Serra da Tiririca promoverá, na sexta-feira (1º/12), escaladas e caminhadas pelas trilhas no Morro do Tucum. O ponto de encontro será às 8h, no gramado, em frente ao Costão no início da Praia de Itacoatiara.

 

 

Crianças e jovens especiais participam de caminhada no Parque Estadual da Serra da Tiririca

 

 

Para celebrar o aniversário do Parque Estadual da Serra da Tiririca, cerca de 18 crianças e jovens especiais da Associação Pestalozzi de Niterói fizeram uma caminhada pela trilha do Morro das Andorinhas, em Niterói. Com 800 metros de extensão, a trilha passa por uma comunidade de pescadores tradicionais de Itaipu e por dois mirantes: um voltado para a Praia de Itaipu e o outro, para a Praia de Itacoatiara.

A atividade teve o apoio do Clube Niteroiense de Montanhismo, através do Projeto Montanha para Todos.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________