Ambiente

Notícias

Ambiente

Parque Estadual da Serra da Tiririca comemora aniversário com o programa Vem Passarinhar

 29/11/2017 - 11:09h - Atualizado em 29/11/2017 - 11:09h
 »  Redes Sociais SEA/INEA


 A semana de comemoração do 26º aniversário do Parque Estadual da Serra da Tiririca foi aberta neste fim de semana (25 e 26/11) com o Vem Passarinhar, programa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que incentiva a observação de aves.

 

Cerca de 20 observadores, com idades entre 6 e 63 anos, avistaram mais de 60 espécies de pássaros. A atividade tem por objetivo estimular a prática da observação de aves, uma ferramenta de conservação através da visitação nas unidades de conservação do Estado do Rio de Janeiro.

 

Também foram plantadas 14 mudas de árvores frutíferas nativas e visitadas as unidades de conservação Área de Proteção Ambiental Estadual de Maricá e Reserva Extrativista Marinha de Itaipu.

 

Entre os visitantes estava Random Dubois, ambientalista e biólogo aposentado da Organização das Nações Unidas (ONU), que já percorreu mais de 86 países em prol da conservação ambiental.

 

O Programa Vem Passarinhar teve início em 2015 e apresenta resultados expressivos: já foram avistadas mais de 500 espécies de aves, ou seja, 65% de toda a avifauna registrada no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados alcançados pelas atividades de observação de pássaros nas unidades de conservação demonstram a importância da participação da população na geração de conhecimento, conservação e preservação da avifauna brasileira. A iniciativa é reconhecida como importante para a gestão das unidades de conservação estaduais.

 

Com 3.493 hectares, o Parque Estadual da Serra da Tiririca abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá. É composta por uma área marinha e outra terrestre.

 

Veja mais: conheça o novo site dos Parques Estaduais RJ - www.inea.rj.gov.br/visiteparquesestaduais




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________