Ambiente

Notícias

Ambiente

Instituto Estadual do Ambiente promove encontro com secretários de Meio Ambiente na APA Macacu

 04/08/2015 - 00:00h - Atualizado em 04/08/2017 - 16:49h
 » Redes Sociais SEA/INEA

Reunião teve como objetivo fortalecer o diálogo e estimular a parceria entre o órgão ambiental estadual e os municípios que compõem essa bacia hidrográfica


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu, nesta quinta-feira (3/8), na sede da Área de Proteção Ambienal (APA) Macacu, em Cachoeiras de Macacu, um encontro com representantes e equipes de fiscalização das cidades de Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo, Magé e Cachoeiras de Macacu. A reunião teve como objetivo fortalecer o diálogo e estimular a parceria entre o órgão ambiental estadual e esses municípios.

 

Na reunião, foram apresentados e debatidos o projeto De Olho no Verde, que consiste na utilização de satélite para identificar áreas de desmatamento, reforçando a fiscalização, e a demarcação da Faixa Marginal de Proteção (FMP), estratégia fundamental para a preservação da mata ciliar do Rio Macacu, um importante manancial de abastecimento público.

 

O subsecretário Rafael Ferreira destacou que o encontro permite levar aos municípios as ações do Estado que demandam, que dependem e que tem abertura para a participação das prefeituras:

 

“Apresentamos o programa Olho no Verde e uma proposta de parceria com esses municípios para trabalhar junto às áreas de alertas. Também falamos sobre o ICMS Ecológico. Através desta iniciativa, as prefeituras que investem na preservação ambiental contam com maior repasse de ICMS”, disse o subsecretário de Estado do Ambiente, Rafael Ferreira.

 

“A iniciativa é importante porque abre um canal de comunicação com os municípios e fala da importância de se trabalhar em parceria em defesa do meio ambiente”, acrescentou o superintendente da Baía de Guanabara do Inea, Paulo Cunha.

 

O secretário municipal do Ambiente de Guapimirim, Pierre Alexandre Dutra, considerou o encontro positivo e destacou que o Projeto De Olho no Verde ajudará o município a aprimorar a fiscalização:

 

“Esse programa é uma ferramenta que trará uma grande ajuda no monitoramento das unidades de conservação e que nos auxiliará nas ações de fiscalização”, comentou ele. 

 

 

Ver mais:


Projeto Olho no Verde




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________