Ambiente

Notícias

Ambiente

Secretaria de Estado do Ambiente promove atividades de educação ambiental no Condomínio Ermitage, em Teresópolis

 31/07/2015 - 00:00h - Atualizado em 31/07/2017 - 17:42h
 » Redes Sociais SEA/INEA

Secretaria de Estado do Ambiente promove atividades de educação ambiental no Condomínio Ermitage, em Teresópolis


 Oficina de mandala com a utilização de sementes e folhas e confecção de placas “Não pise na grama” a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos. Estas foram algumas das atividades oferecidas, nesta sexta-feira (28/7), pela Secretaria de Estado do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente aos moradores mirins do Conjunto Habitacional Fazenda Ermitage, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio.

 

As atividades fazem parte de uma programação que a Gerência de Educação Ambiental do Inea preparou para as crianças e adolescentes que residem nesse conjunto habitacional.

 

“A proposta é sensibilizar os pequenos sobre a importância da preservação dos recursos naturais e também estimular o sentimento de pertencimento delas quanto à nova moradia”, destacou a gerente de Educação Ambiental do Inea, Angela Canal.

 

As ações foram realizadas em área de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos localizada ao lado do Conjunto Habitacional Fazenda Ermitage, e contaram com apoio do Horto Estadual de Guaratiba e do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e também da equipe de guarda parques da unidade de conservação estadual dos Três Picos.

 

Mais de cem crianças participaram das atividades de educação ambiental. Outra oficina que chamou a atenção do público infantil foi a confecção de brinquedos a partir da reutilização de gaiolas de passarinhos.

 

Depois de prontas, as placas “Não pise na grama” foram instaladas pelos próprios pequenos, acompanhados dos guarda parques, em seus condomínios, estimulando assim o pertencimento quanto a sua nova casa.

 

A programação incluiu ainda exposição de equipamentos de combate a incêndios florestais; pintura em telas com temáticas ambientais; e exibição de um desenho animado sobre as lendas típicas do folclore brasileiro onde seus personagens defendiam a flora e a fauna brasileira. Um pula pula também animou a garotada.

 

A Secretaria de Estado do Ambiente e o Inea têm como objetivo despertar o olhar desses pequenos quanto à necessidade da preservação da natureza. Os órgãos estudam a possibilidade de implementar um calendário com ações de educação ambiental, ao longo do ano, no conjunto habitacional.

 

Composto por sete condomínios e 1.600 apartamentos, o Conjunto Habitacional Ermitage é destinado às famílias que ficaram desabrigadas pelas chuvas que atingiram Teresópolis, em 2011.
Fruto de recursos do próprio Inea, foram realizadas toda a parte de pavimentação da área, drenagem, além da conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do conjunto habitacional. Em função das dificuldades financeiras da Prefeitura de Teresópolis, o Inea se dispôs a operar, pelo prazo de um ano, a referida ETE o que seria uma atribuição do município.

 

 

​Veja mais:

​Site oficial do Condomínio Ermitage 


  • Arquivos



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________