Ambiente

Notícias

Instituto Estadual do Ambiente promove Programa Vem Passarinhar na Área de Proteção Ambiental Guandu

 28/06/2015 - 00:00h - Atualizado em 28/06/2017 - 15:05h
 » ASCOM SEA/INEA

Os participantes percorreram um trecho da área de São José, situada no município de Paracambi, na APA Guandu


 A Área de Proteção Ambiental (APA) Guandu, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e que abrange partes dos municípios da Região Metropolitana do Rio e da Região Centro Sul Fluminense promoveu, pela primeira vez, o Programa Vem Passarinhar. A finalidade foi registrar espécies de aves em vida livre na unidade de conservação. A atividade foi realizada neste domingo (25/6) e contou com a participação de, aproximadamente,  14 pessoas.

 

Os participantes percorreram um trecho da área de São José, situada no município de Paracambi, na APA Guandu onde foram observadas aproximadamente 20 espécies de aves.

 

Os resultados alcançados pelas atividades de observação de pássaros nas unidades de conservação demonstram a importância da participação da população na geração de conhecimento, conservação e preservação da avifauna brasileira. A iniciativa é reconhecida como importante para a gestão das unidades de conservação estaduais.

 

A APA Guandu foi criada com o objetivo de garantir a qualidade e quantidade da água da Bacia do rio Guandu, protegendo os remanescentes florestais, margens fluviais, nascentes e encostas, nos trechos montanhosos e de baixadas, de modo a manter importantes fontes de abastecimento de água potável para a região metropolitana do Rio de Janeiro.

 

A APA possui com 74.272 mil hectares e  abrange partes dos municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Queimados, Rio Claro, Seropédica e Vassouras.


  • Fotos

  • 3 fotos | Ambiente | 28/06/2017

    Instituto Estadual do Ambiente promove Programa Vem Passarinhar na Área de Proteção Ambiental Guandu



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________