Ambiente

Notícias

Ambiente

​​População participa de atividades de conscientização ambiental neste domingo na Lagoa, na Zona Sul do Rio

 28/03/2015 - 00:00h - Atualizado em 28/03/2017 - 11:43h
 » Ascom SEA/INEA

Atividades foram oferecidas pela Secretaria de Estado do Ambiente em comemoração ao Dia Mundial da Água


 A Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, foi cenário, neste domingo (26/3), de uma grande festa em comemoração ao Dia Mundial de Água, celebrado em 22 de março. A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) ofereceu para a população, em especial para o público infantil, várias atividades de conscientização ambiental realizadas no Espaço Encontro das Águas, administrado pela SEA e que fica ao lado do Parque dos Patins.

 

A oficina de reciclagem que ensinou a confeccionar pulseiras com tampinhas de latas de alumínio e tantos outros objetos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos como garrafas pet  foi uma das atividades que chamou a atenção da garotada.

 

O público infantil também participou de oficinas de desenho e de fuxico e divertiram-se com a apresentação de malabares. Também houve distribuição de mudas.

 

Durante o evento, houve a apresentação do Programa de Reaproveitamento do Óleo Vegetal (PROVE) com palestras e distribuição de material informativo sobre a importância do descarte ambientalmente adequado do óleo de cozinha usado e a sua reutilização como insumo na produção de sabão e de biodiesel.

 

Uma feirinha de adoção de animais também foi o destaque devido ao grande número de visitantes que também puderam assistir às palestras sobre posse responsável, maus tratos e proteção animais.

 

A Casa Inteligente de Furnas que mostra o uso consciente da energia domiciliar também chamou a atenção das pessoas que participaram das atividades. Trata-se de uma maquete de uma casa com todos os seus cômodos, onde o consumo de energia elétrica é registrado através de um medidor toda vez que determinados aparelhos são ligados. O objetivo é mostrar como evitar o desperdício de energia através de simples atitudes como desligar a luz ao sair, fechar o chuveiro enquanto a pessoa se ensaboa entre outros.

 

“São atividades que têm a finalidade de levar a população à reflexão sobre a importância da preservação ambiental, principalmente as crianças que podem ser as multiplicadoras de boas práticas ambientais em suas casas e na comunidade onde vivem”, disse o gerente de projetos da Secretaria de Estado do Ambiente, Paulo César Maciel Becker.


  • Fotos

  • 3 fotos | Ambiente | 28/03/2017

    ​​População participa de atividades de conscientização ambiental neste domingo na Lagoa, na Zona Sul do Rio



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________