Ambiente

Notícias

Ambiente

Instituto Estadual do Ambiente e Prefeitura de Arraial do Cabo realizam operação de desapropriação de casas em área ambientalmente protegida

 20/03/2015 - 00:00h - Atualizado em 20/03/2017 - 11:55h
 » Ascom SEA/INEA

Casas que estavam no alicerce e cercas que dividiam lotes foram demolidas


 O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em conjunto com a Prefeitura de Arraial do Cabo, a Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) e o 25º Batalhão de Polícia Militar (Arraial do Cabo), realizaram, nesta quinta-feira (16/3), uma fiscalização no distrito de Figueira, no município de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.

 

“O Inea está direcionando seus esforços cada vez mais para ações de campo como essas, visando proteger nossas unidades de conservação. Essa ação em especial não seria possível se não houvesse essa integração entre esses vários órgãos envolvidos”, afirmou o presidente do Inea, Marcus Lima.

 

A ação foi desencadeada com o apoio do Ministério Público, em uma área de salina que vem sofrendo invasão em FMP, Faixa Marginal de Proteção, da Lagoa de Araruama ao longo dos anos, se intensificando a partir de 2012. Foram retiradas várias construções em andamento e removidas cercas que dividiam a área em lotes para venda.

 

“A importância desta ação consiste em impedir a expansão da ocupação ilegal da Faixa de Proteção Marginal da lagoa. Além da poluição da lagoa por emissão de esgoto, a área é suscetível a inundações, causando prejuízos para a própria população”, disse o engenheiro florestal da Coordenadoria Geral de Fiscalização (COGEFIS), Tiago Ribeiro.

 

Para a construção dessas habitações, foram aterrados cerca de 300 metros do espelho d’água da Lagoa de Araruama, um crime ambiental. As casas habitadas que se encontram dentro da FMP foram notificadas pelos técnicos da Superintendência Lagos de São João (SUPLAJ) para apresentarem documentos que comprovem a legalidade da habitação.

 

“As ações integradas são fundamentais para que as operações de fiscalização alcancem um resultado positivo, como esta operação da desapropriação de terrenos”, destacou o chefe da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), o tenente coronel da PM, George Costa.


  • Fotos

  • 2 fotos | Ambiente | 20/03/2017

    Instituto Estadual do Ambiente e Prefeitura de Arraial do Cabo realizam operação de desapropriação de casas em área ambientalmente protegida



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________