Ambiente

DE OLHO NO LIXO


A meta do projeto "De Olho no Lixo: transformando o lixo em arte, cultura e educação" é desenvolver um trabalho de manejo correto dos resíduos na comunidade da Rocinha


O projeto foi elaborado pelo Viva Rio Socioambiental, com orientação técnica do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria de Estado do Ambiente (Sea) com financiamento da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj).


O De Olho no Lixo considera que para conseguir resultados efetivos diante de um dos maiores problemas ambientais da atualidade – o manejo inadequado dos resíduos e seus impactos – precisa considerar aspectos estruturais (infraestrutura física, operacional e logística) e estruturantes (educação e comunicação para o ambiente, com promoção da arte e da cultura), utilizando metodologias de participação, para a promoção de geração de renda local. Para isso, o projeto contratou e treinou 30 agentes socioambientais, moradores da Rocinha, para coletar resíduos na comunidade. O material recolhido poderá ser aproveitado para oficias educativas promovidas pelo projeto.


O projeto pretende ainda sensibilizar e envolver o morador (a) da Rocinha, nas questões ligadas ao tema Gestão de Resíduo, incentivando uma transformação na cultura do lixo – um grande problema ambiental -, em cultura do resíduo – onde há valor agregado, com geração de renda, produção artística, comunicação e educação para o ambiente.


Pretende-se, deixar como legado na Rocinha, projetos sustentáveis com utilização de tecnologias sociais, tanto em unidades escolares quanto na comunidade.

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________