Ambiente

SANEAMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Ambiente, está avançando com o saneamento da Região Metropolitana do Rio com ações na capital e em São Gonçalo.


 

MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

 

A região central da cidade do Rio de Janeiro recebe obras de ampliação da rede coletora de esgoto com a construção do Coletor-tronco Cidade Nova. A construção do tronco inclui a recuperação e correção dos sistemas de coleta de esgotos que evitarão o despejo de cerca de mil litros de esgoto in natura por segundo que poluem o Canal do Mangue, desaguando nas águas da Baía de Guanabara.

 

Com recursos do PAC, do Governo Federal, essas obras de saneamento da região fazem parte do projeto de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria, que terá expandida sua capacidade de tratamento de esgoto.

 

A ETE Alegria, que atualmente trata 2.500 litros de esgoto por segundo, deverá alcançar o índice de tratamento de 5.500 litros de esgoto por segundo; com vazão máxima para tratar até 7.000 litros por segundo.

 

Só com esta estação, a Baía de Guanabara deixará de receber 216 milhões de litros de esgoto in natura por dia; o equivalente a 90 piscinas olímpicas.

 

Dentro do projeto de ampliação da ETE Alegria, encontra-se em fase de implantação dois grandes troncos coletores (Faria-Timbó e Manguinhos), que irão captar todo o esgoto das comunidades da Maré, do Complexo do Alemão, do Jacarezinho e de Manguinhos, na Zona Norte do Rio.

 

A conclusão dessas obras será importante para a manutenção do trabalho de revitalização ambiental do Canal do Fundão, que continua a receber esgoto in natura das comunidades de seu entorno via Canal do Cunha.

 

Dados Gerais: 

  • Instalação de 4,2 km de coletor tronco para a captação do esgoto que atualmente é lançado diretamente no Canal do Mangue, e sua destinação adequada para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto de Alegria (ETE Alegria), já existente.
  • Este coletor tronco captará o esgoto sanitário de parte da Cidade Nova, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Estácio e Santa Teresa.
  • O investimento inicial é de R$ 81 milhões e a conclusão das obras está prevista para setembro de 2018, com uma população de 163 mil pessoas beneficiadas e redução de 700 litros de esgoto por segundo lançado na Baía de Guanabara.

 

Evolução da obra:

Acompanhe pelo site do PSAM: http://psam.eco.br/index.php/obras/coletor-tronco-cidade-nova

 

 

SÃO GONÇALO

 

A obra integra o Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM) e prevê a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgotos da Bacia do Rio Alcântara, em São Gonçalo, inclui a construção de uma rede coletora de esgoto com 92 quilômetros de extensão, uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Alcântara).

 

O Rio Alcântara é o maior contribuinte do município de São Gonçalo na Baía de Guanabara. Seu saneamento resultará em um grande ganho ambiental nesta região.

 

O esgoto será coletado dos bairros de Trindade, Luiz Caçador, Mutondo, Galo Branco e Jardim Catarina - este último o maior loteamento de América Latina com mais de 170 ruas - até o coletor-tronco, a partir do qual seguirá até a ETE Alcântara.

 

Dados Gerais: 

  • O Sistema de Esgotamento Sanitário de Alcântara, em São Gonçalo, é composto de: Construção da Estação de Tratamento de Alcântara e da Elevatória Alcântara; assentamento de 92 km de redes, 6 km de coletores tronco, 6 elevatórias de pequeno porte e a elevatória Yamagata.
  • As obras contemplam 17.400 ligações intradomiciliares, nos bairros Mutondo e Galo Branco, e a destinação do esgoto doméstico para a futura estação de tratamento de Alcântara, visando ao tratamento adequado.
  • O investimento inicial é de R$ 354.962.332,34 e a população beneficiada de 165 mil habitantes. O término das obras está previsto para dezembro de 2018 e estima-se uma redução de 1.200 litros por segundo de esgoto lançado na Baía de Guanabara.

 

Evolução da obra:

Acompanhe pelo site do PSAM http://psam.eco.br/index.php/obras/sistema-de-esgotamento-alcantara




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________