Ambiente

LINHA VERDE


Parceria da Secretaria do Ambiente com o Disque-Denúncia, Programa Linha Verde centraliza denúncias de crimes ambientais pelo telefone


 

 

Uma parceria entre Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Disque-Denúncia possibilitou a criação do Programa Linha Verde que pretende coibir a prática de crimes ambientais, ao estimular a população a denunciar atos ilícitos contra a natureza.

 

Através dos telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177 (interior do RJ, custo de ligação local), a população pode denunciar, de forma anônima, crimes de maus tratos contra animais; queimadas; poluição das águas, do solo e do ar; desmatamento; caça, guarda e comércio de animais silvestres; locais de confecção, soltura e comercialização de balões; locais de comercialização e fabricação de linha chilena e cerol; extração irregular de árvores; extração mineral; lixo acumulado; construção irregular; pesca irregular; captação clandestina de água; comércio ilegal de água e desvio de curso.

 

Com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), o programa passou a funcionar tendo como base o Núcleo Disque-Denúncia do Meio Ambiente, que centraliza denúncias relativas a crimes contra o meio ambiente – com a garantia do anonimato do denunciante – e as encaminha às autoridades ambientais competentes. O desenrolar do trabalho policial é então acompanhado pela equipe do programa, que cobra respostas dos agentes.

 

Assim com a ajuda da população, a fiscalização e a realização de operações contra crimes ambientais se tornam mais eficientes e frequentes.

 

Para denunciar, use o telefone ou baixe o aplicativo

 

O Linha Verde solicita a população que denuncie ilícitos ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253 1177 (capital).

 

Através de seu aplicativo para celulares “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou IOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato.

 

Linha Verde divulga balanço de denúncias sobre Meio Ambiente no ano de 2016

 

O Linha Verde, programa do Disque-Denúncia exclusivo para recebimento de informações sobre crimes ambientais, recebeu, em 2016, 5.339 denúncias sobre ilícitos cometidos contra o Meio Ambiente em todo o Estado do RJ. Levando em consideração os últimos três anos (2014, 2015 e 2016), já foram cadastradas cerca de 20 mil denúncias sobre esses assuntos.

 

No que se refere à distribuição territorial dessas mais de 5 mil denúncias, o Linha Verde também constatou que a população do município do Rio de Janeiro foi a que mais denúncias fez, 3172; seguidos por municípios da Baixada Fluminense e Região Metropolitana. Em São Gonçalo (454), Duque de Caxias (372), Nova Iguaçu (336), Niterói (227), Maricá (165). Já na Região Serrana, o município de Petrópolis foi o que mais denúncias realizou. Foram 94 em todo o ano de 2016.
Na cidade do RJ, os crimes ambientais denunciados foram, em grande parte, relacionados aos bairros da Zona Oeste.

 

O crime de maus tratos contra animais foi o que mais denúncias teve ao longo do ano. Entre 1º de Janeiro e 31 de Dezembro de 2016, foram cadastradas 2366 informações a respeito deste tipo de crime e cerca de 70% destas tinham relatos de maus tratos contra cachorros, cavalos e gatos. Outros crimes ambientais constantemente denunciados foram: extração de árvores, desmatamento florestal, além de guarda e comércio de animais silvestres.

 

Outra constatação interessante, e um alerta, é que crimes sobre captação clandestina de água, comércio ilegal de água, desvio de curso e desperdício, ilícitos ambientais muito comuns nesta época do ano, foram denunciados por mais de 320 vezes e em todas as regiões do Estado do RJ. Esses crimes, se não denunciados, podem prejudicar toda a população, já que com o forte calor, a procura pela utilização da água cresce, os reservatórios diminuem e por conseqüência, poderemos ter por mais um ano com uma crise hídrica, como a que assolou diversos Estados do Brasil no último verão.

 

Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.
 

 

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________