Ambiente

Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio de Janeiro - ZEE


ZEE é instrumento de planejamento regional e gestão territorial que envolve estudos sobre as relações entre a sociedade e a natureza


A Secretaria de Estado do Ambiente – SEA em parceria com o INEA e outras secretarias de estado vem coordenando a elaboração do projeto de Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Rio de Janeiro, instrumento de fundamental importância para o ordenamento ambiental do território fluminense.

 

 A elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico representa o compromisso do governo do estado do Rio de Janeiro de aprimorar seus instrumentos de gestão com vista ao enfrentamento dos desafios associados às necessárias adaptações a serem promovidas na dinâmica territorial e ambiental com destaque para aquelas decorrentes das mudanças climáticas e do cenário econômico tendencial.

 

O ZEE terá um potencial para influir no ordenamento do uso do território via orientações, restrições e alternativas para sua exploração sustentável. Esse ordenamento territorial influenciará a tomada de decisão sobre áreas com restrição de uso, áreas prioritárias para criação de unidades de conservação e corredores ecológicos, áreas de proteção de mananciais, áreas potenciais para criação de polos industriais, agrícola, florestais e turísticos, bem como, de diretrizes para o licenciamento, o controle e a recuperação ambiental.

 

De modo a garantir a governança do ZEE em sua etapa de implementação, deve ser assegurada, no curso da sua elaboração,  a  efetiva participação dos segmentos sociais afetos ao tema. Para isto, ao longo da elaboração do ZEE serão realizadas oficinas de trabalho e consultas públicas, iniciando por um público de perfil mais técnico, agregando em cada etapa novos segmentos, buscando se aproximar, gradativamente, dos problemas e da percepção dos atores locais.

 

 

Para mais informações entre em contato: 

 

E-mail: zee.rj@ambiente.rj.gov.br

 

www.zee-rj.com.br 

 

Telefone 21-2334-5739

 

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________