Ambiente

PROVE- RECICLAGEM DE ÓLEOS VEGETAIS


Prove incentiva cadeia de coleta e reaproveitamento de óleo de cozinha usado na produção de sabão e biocombustível


 

Desde que foi criado pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA/RJ), em 2008, o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais do Estado do Rio de Janeiro (Prove) já conseguiu evitar que cerca de 15 milhões de litros de óleo de cozinha usado fossem descartados inadequadamente em ralos de pias.


O óleo usado recolhido é reutilizado na produção de sabão e de fontes alternativas de energia, como o biodiesel, deixando de contaminar assim rios e lagoas do Rio de Janeiro – além de estragar tubulações de esgoto.


Ainda é uma prática bastante comum o despejo de óleo de cozinha usado na pia. No entanto, esta atitude acarreta prejuízos à população, às concessionárias de saneamento e aos governos, pois compromete as tubulações dos edifícios e das redes de tratamento de esgoto.


Além disso, nas regiões onde não há rede coletora, o óleo vai diretamente para os corpos hídricos, aumentando significativamente a poluição e a degradação ambiental.


Fora o aspecto ambiental, o Prove incentiva a criação de cooperativas de coleta seletiva de resíduos sólidos e líquidos (no caso, o óleo de cozinha) e a geração de trabalho e renda para catadores organizados.


Em 2010, o programa ultrapassou as fronteiras da Região Metropolitana, chegando à Região Central e à do Sul Fluminense. No ano seguinte, atingiu todas as regiões hidrográficas do Rio de Janeiro, alcançando a maioria dos municípios fluminenses.


PARCERIAS COM A INICIATIVA PRIVADA


Desenvolvido em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Prove tem dialogado também com a iniciativa privada, estabelecendo parcerias focadas na instalação de pontos de coleta (os chamados ecopontos) com empresas como as concessionárias de energia elétrica, Ampla e Light.


Em junho de 2014 o Prove, através de uma parceria com Furnas Centrais Elétricas com o programa de reaproveitamento do óleo vegetal nas suas dependências, recebeu o 5º Prêmio A3P do Ministério de Meio Ambiente pelo incentivo a essa boa prática.

 

A Secretaria do Ambiente também criou outra ação para impulsionar o programa: inseriu o Prove no calculo do ICMS Verde. Os municípios que avançarem na coleta de óleo de cozinha usado poderão ter maior repasse do tributo.

 

Para mais informações sobre a retirada de óleo de estabelecimentos comerciais ou condomínios, os interessados devem contatar o Prove pelo telefone (21) 2334-5902, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h.

 

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________