Ambiente

RECICLAGEM DE ÓLEOS VEGETAIS


Prove incentiva cadeia de coleta e reaproveitamento de óleo de cozinha usado na produção de sabão e biocombustível


 

Desde que foi criado pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA/RJ), em 2008, o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais do Estado do Rio de Janeiro (Prove) já consegui evitar que cerca de 15 milhões de litros de óleo de cozinha usado fossem descartados inadequadamente em ralos de pias.



O óleo usado recolhido é reutilizado na produção de sabão e de fontes alternativas de energia, como o biodiesel, deixando de contaminar assim rios e lagoas do Rio de Janeiro – além de estragar tubulações de esgoto.



Ainda é uma prática bastante comum o despejo de óleo de cozinha usado na pia. No entanto, esta atitude acarreta prejuízos à população, às concessionárias de saneamento e aos governos, pois compromete as tubulações dos edifícios e das redes de tratamento de esgoto.



Além disso, nas regiões onde não há rede coletora, o óleo vai diretamente para os corpos hídricos, aumentando significativamente a poluição e a degradação ambiental.



Fora o aspecto ambiental, o Prove incentiva a criação de cooperativas de coleta seletiva de resíduos sólidos e líquidos (no caso, o óleo de cozinha) e a geração de trabalho e renda para catadores organizados.



Atualmente, o Prove mobiliza aproximadamente 400 trabalhadores de vários municípios fluminense – cadastrados em 45 cooperativas –, que recolhem em média 3 milhões de litros de óleo por ano.



Em 2010, o programa ultrapassou as fronteiras da Região Metropolitana, chegando à Região Central e à do Sul Fluminense. No ano seguinte, atingiu todas as regiões hidrográficas do Rio de Janeiro, alcançando a maioria dos municípios fluminenses.



PARCERIAS COM A INICIATIVA PRIVADA



Desenvolvido em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Prove tem dialogado também com a iniciativa privada, estabelecendo parcerias focadas na instalação de pontos de coleta (os chamados ecopontos) com empresas como as concessionárias de energia elétrica, Ampla e Light.



Moradores e comerciantes da Rocinha e do Santa Marta, na Zona Sul do Rio, podem depositar o seu óleo de cozinha usado nos ecopontos do projeto Light Recicla, que, no âmbito da reciclagem do óleo vegetal, vem sendo desenvolvido em parceria com o Prove.



Além da Light e da Ampla, o Tribunal de Justiça do Estado e a Comlurb também participam do programa, gerando aumento da demanda de trabalho para as cooperativas, principalmente devido às solicitações de condomínios da capital.


No final de 2013, a Secretaria do Ambiente criou outras duas ações impulsionar o programa: lançou o Prove nas Escolas e o inclui na Lei do ICMS Verde.

 

 

Agora, municípios que avançarem na coleta de óleo de cozinha usado poderão ter maior repasse do tributo. A previsão para 2014 é distribuir R$ 200 milhões em ICMS para os municípios fluminense.

 

Já o Prove nas escolas, funciona da seguinte forma: numa primeira etapa, dez unidades escolares passaram a atuar como centro de informações sobre reciclagem e produção de fontes alternativas de energia, além receber óleo usado.

 

O lançamento foi promovido no Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, na Taquara, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, devido à dedicação de três professores da escola ao tema. Movidos pelo desejo de motivar seus alunos a enfrentar desafios na vida estudantil e estimular a consciência ambiental, os professores modificaram uma antiga Mercedes-Benz, movida a diesel, para que funcionasse à base de óleo vegetal.

 

Em seguida, percorreram 22.720 quilômetros numa expedição batizada de Jornada da Estrela, até a Terra do Fogo. Deste total, 8 mil quilômetros foram rodados com combustível alternativo.

 

Num efeito demonstrativo das potencialidades do uso de óleo de cozinha reciclado na produção de biodiesel, as escolas que aderirem ao Prove servirão de pontos de parada e abastecimento do carro.

 

Para mais informações sobre a retirada de óleo de estabelecimentos comerciais ou condomínios, os interessados devem contatar o Prove pelos telefones (21) 2334-5902 ou (21) 2223-2664, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, ou pelo email prove@ambiente.rj.gov.br

 

 


  • Vídeos



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________