Imprensa RJ
Notícias
Diretoria da ONU participa de debate com mulheres em evento paralelo à Rio+20
22/06/2012 - 14:21h - Atualizado em 22/06/2012 - 14:47h
» Danielle Rabello
Encontro discutiu a defesa da igualdade de gênero e da capacitação das mulheres
A Superintendência dos Direitos da Mulher (SUDIM) da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) recebeu na noite da última quinta-feira (21), para a “Roda de Conversa: Cidadania Feminina e Desenvolvimento Sustentável”, a subsecretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e diretora executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet.
O encontro, realizado no Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart, no Centro do Rio, contou com a participação ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, do secretário Antônio Claret e de mulheres de diversos segmentos sociais.
- Estou encantada de estar aqui. Quando mandaram me perguntar se teria a possibilidade de me encontrar com o movimento feminista, com um grupo de mulheres da sociedade civil, eu fiquei muito interessada em conversar, escutar e conhecer o que essas mulheres têm a contar da luta pela igualdade de gênero e o empoderamento da mulher. Eu creio que as Nações Unidas, a ONU Mulher tem que ser relevante, tem que fazer a diferença na vida das mulheres, porém não podemos fazer sozinhos, temos que fazer junto com os governos, com os movimentos sociais, feministas, de mulheres, de direitos humanos, com todos os atores, porque sabemos que há problemas, particularmente quanto à violência de gênero. E se não estivermos todos juntos, a verdade é que não conseguiremos erradicar da face da terra a violência contra mulheres e crianças - disse Michellet Bachelet em sua fala de abertura.
A roda, mediada pela superintendente dos Direitos da Mulher do Estado do Rio de Janeiro, Ângela Fontes, foi dividida em três blocos, de cinco perguntas cada um. O debate passou por diversos eixos, como a questão racial, econômica, política, dente outros.
Michelle Bachelet é ex-presidente do Chile e está no Brasil participando das discussões do Segmento de Alto Nível da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
- Foi um importante momento de diálogo, uma oportunidade única em que partilhamos a experiência de uma mulher com a história, a trajetória de vida da Bachelet, tudo o que ela representou e representa tanto para a luta das mulheres quanto para a democracia do nosso continente. Seu engajamento pela melhoria da vida das pessoas, principalmente das pessoas em situação de vulnerabilidade, a luta pelos direitos civis, pelos direitos sociais e políticos no nosso continente. Foi uma enorme satisfação tê-la em nosso estado, no âmbito da Conferência Rio + 20, onde todos nós estamos atentos e militantemente engajados nas discussões acerca do futuro do nosso planeta - ressaltou o secretário Antônio Claret.
A ministra Eleonora Menicucci classificou o encontro como ‘um momento importante, agradável e frutífero’, e parabenizou o SEDIM pela iniciativa.
- É um prazer estar com a Michelle, não só pela história dela, mas pelo que representa e pelo que ela nos traz de troca de experiência, que é muito importante. Olho para ela e me vejo, porque nossas histórias se cruzam nas lutas pela liberdade democrática, contra as ditaduras, nas lutas feministas de nossos países - falou a ministra.
O encontro contou ainda com a participação da representante da ONU Mulheres para o Brasil e Países do Cone Sul, Rebecca Tavares; da chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, delegada Martha Rocha, e da deputada estadual Inês Pandeló.
-
Fotos