Estado do Rio tem Centro de Saúde do Homem

07/11/2018 - 08:09h - Atualizado em 07/11/2018 - 08:10h

Unidade estadual oferece tratamento contra o câncer de próstata

Para incentivar o diagnóstico e o tratamento das doenças tipicamente masculinas, como o câncer de próstata, a Secretaria de Saúde disponibiliza, em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), o Centro de Atenção à Saúde de Homem. Em 2017, o centro realizou 16.759 atendimentos e 1.091 cirurgias. Este ano, de janeiro a agosto foram feitos 11.136 atendimentos e 747 cirurgias, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Os serviços mais comuns são consultas com urologista e procedimentos como vasectomia e cirurgias da próstata.

– Em outubro, anunciamos um aporte de mais R$ 59 milhões para tratamento de câncer, incluindo o de próstata, e vamos também ampliar ainda mais a oferta de atendimento no Centro de Saúde do Homem. Sabemos que o diagnóstico precoce salva vidas e estamos trabalhando nisso, mas também estamos atuando no tratamento – disse o secretário de Saúde, Sergio Gama.

Serviços

O centro, que funciona na Policlínica Piquet Carneiro, na Tijuca, disponibiliza vários serviços, como oferta de cirurgia de vasectomia para pacientes com perfil, distribuição de preservativos, atendimento com psicólogo, assistência de vários profissionais às questões de infertilidade, tratamento para disfunção sexual, realização de cirurgias ambulatoriais, além de encaminhamento a outras áreas de saúde quando necessário.

– No caso de câncer de próstata, a única medida eficaz é a realização dos exames de toque e sangue, de forma complementar. É preciso deixar o preconceito de lado e se cuidar – explicou Ronaldo Damião, coordenador do projeto Saúde do Homem.

Para chamar atenção para o câncer de próstata e o Novembro Azul, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Rioluz, ilumina na cor azul monumentos espalhados pelo Rio. Os pontos selecionados são a Alerj, a Câmara dos Vereadores, os Arcos da Lapa e o Aterro. O Palácio Guanabara também está iluminado.

O câncer de próstata atinge cerca de 70 mil pessoas a cada ano no Brasil.

• Fotos

• Estado do Rio tem centro de saúde do homem.

1 foto | Saúde | 06/11/2018

Estado do Rio tem centro de saúde do homem