Defesa Civil apresenta balanço de ocorrências

21/06/2018 - 16:34h - Atualizado em 21/06/2018 - 16:34h

Dados fornecem panorama de ameaças que atingiram as cidades no verão

A Secretaria de Defesa Civil divulgou balanço com as principais ocorrências dos 92 municípios do Estado do Rio durante o verão. O objetivo da compilação dos dados é ter um panorama de ameaças que atingiram as cidades como deslizamentos, desabamentos, inundações, enxurradas, entre outros. Também constam no relatório o número de vistorias solicitadas para riscos geológicos e decretação de situações de emergência.

Segundo o diretor do Departamento Geral de Defesa Civil, coronel Silva Costa, as informações foram reunidas pelos coordenadores municipais de Defesa Civil e abrangem o período de dezembro de 2017 a março de 2018.

– Os números nos mostram quais cidades foram afetadas por tipo de ocorrência. Dessa forma, conseguimos ter uma visão geral da região mais impactada e das ocorrências mais frequentes em cada localidade – disse o coronel Silva Costa.

Preparação

Entre os campeões de registros de deslizamentos estão capital (316), Petrópolis (277) e Cachoeiras de Macacu (107). No quesito alagamento, Nova Iguaçu contabilizou um total de 75 ocorrências, seguido de São Pedro d`Aldeia (52) e Campos dos Goytacazes (50). Itaperuna, São João da Barra, Valença, Itatiaia, Barra do Piraí, Sumidouro, entre outros, estão na lista dos municípios que tiveram situação de emergência decretada.

O balanço mostra, ainda, em números, as atividades dos agentes da Defesa Civil Estadual no que diz respeito a quesitos como apoio em eventos na prevenção e preparação; comunicação de riscos de desastres às agências municipais de Defesa Civil; realização de exercícios simulados; mobilização de recursos humanos, apoio logístico, bem como assessoria técnica nos processos de decretação de situação de emergência.

De acordo com o subsecretário de Defesa Civil do Estado, coronel Marcelo Hess, esse mapa favorece direcionamento de ações e estratégias em apoio às Defesas Civis municipais.

– A época é de estiagem. E manter esta relação com as prefeituras é fundamental. Nossos coordenadores regionais trabalham diariamente para obtenção do feedback quanto aos níveis de abastecimento de água das regiões, por exemplo. Assim, vamos acompanhado os estágios de normalidade e atenção e dando suporte em caso de crise.