Ciência e Tecnologia

Cederj: inscrições para o vestibular do Polo Rocinha vão até 5 de janeiro

27/12/2011 - 18:34h - Atualizado em 27/12/2011 - 18:34h

São 190 vagas em cursos a distância para Rocinha, Vidigal e comunidades vizinhas

Os estudantes da Rocinha, do Vidigal e de comunidades vizinhas que estão interessados em prestar o vestibular do Consórcio Cederj no polo da Rocinha têm até o dia 5 de janeiro para fazer a sua inscrição. Ao todo, são 190 vagas de cursos universitários gratuitos e a distância, sendo 50 vagas para Licenciatura em Pedagogia (Uerj), 40 vagas para Tecnologia em Sistemas da Computação (UFF), 50 vagas para Administração (Universidade Federal Rural) e 50 vagas para Tecnologia em Gestão de Turismo (Cefet).

Os interessados em participar do vestibular podem se inscrever pelos sites www.cederj.edu.br ou http://vestibular.cederj.edu.br. A taxa de inscrição custa R$ 63. Além disso, a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) / Consórcio Cederj, que organiza o vestibular, prorrogou até o dia 5 de janeiro o prazo para o candidato requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição, além de facilitar a concessão do benefício.

Agora, basta ao candidato apresentar a documentação necessária que comprove a falta de recursos no Polo Cederj da Rocinha, localizado no Complexo Esportivo da comunidade, que a isenção será aprovada na mesma hora. Para obter a isenção da taxa de matrícula, o candidato precisa comprovar uma renda por capita mensal bruta, dos integrantes da sua família, de até R$ 960.

- Com os cursos a distância, os moradores da Rocinha, do Vidigal e outras comunidades próximas vão poder fazer uma graduação universitária. Estamos dando uma chance para a população dessas comunidades de buscarem uma nova perspectiva em suas vidas. O que a gente quer é que mais moradores da comunidade façam o vestibular e se envolvam, que as pessoas se encontrem nas ruas e falem de seus cursos e carreiras, do que estão estudando – disse o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

A prova do vestibular será realizada no dia 14 de janeiro de 2012. No dia 28 de janeiro, a aula inaugural do polo do Cederj na Rocinha será transmitida para os 32 polos do Estado por videoconferência e poderá ser vista pelos outros alunos matriculados nos cursos universitários.

Cursos gratuitos

Nos cursos universitários oferecidos pelo Consórcio Cederj, o aluno conta com material didático adaptado para esta modalidade de ensino e necessita comparecer ao seu polo de matrícula, pelo menos, uma vez por mês, para estudar em grupo, fazer pesquisas na biblioteca, usar o Laboratório de Informática, fazer as provas e também para tirar suas dúvidas com os tutores. Nele, tutores orientam os estudantes, em horas previamente marcadas, sobre o conteúdo das matérias. Além disso, o tutor incentiva a participação nas atividades e orienta o aluno para a metodologia da educação a distância. O aluno também pode tirar dúvidas por um telefone gratuito ou pela internet.

O Consórcio Cederj representa o ensino a distância das seguintes instituições públicas de ensino: Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), sendo este recentemente integrado ao Consórcio.

Pré-Vestibular Social

Além do vestibular, a Rocinha e comunidades vizinhas terão, também, o curso do Pré-Vestibular Social (PVS) da Fundação Cecierj, que vai oferecer um total de 560 vagas, sendo 360 vagas no Ciep Ayrton Senna, aos sábados, e 200 vagas no Polo CEDERJ, no Complexo Esportivo, à noite, de segunda a quinta. O pré-vestibular é um curso gratuito, incluindo o material didático, destinado a quem não tem condições de pagar por um curso preparatório e que esteja no último ano do ensino médio ou que já o tenha concluído.

As inscrições para o PVS vão até o dia 8 de fevereiro. Para se inscrever, os candidatos devem apresentar certificado de conclusão do ensino médio ou declaração da escola informando que está matriculado no último ano do ensino médio; identidade; CPF; cópia de conta de energia elétrica, mostrando valor e endereço, e de outras despesas que o candidato julgar conveniente; cópia de comprovante de renda ou declaração de próprio punho informando atividade profissional e quanto ganha por mês; texto do candidato, escrito de próprio punho e assinado, de no máximo 30 linhas, levando em consideração seu interesse no Pré-Vestibular Social e tratando de sua trajetória como estudante e de seus planos.

Para ingressar, o estudante passa por uma seleção socioeconômica, em que é necessário comprovar a situação financeira. O curso vai de março a dezembro, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, além de Espanhol, incorporado à grade de cursos recentemente.

Para mais informações acesse a página do PVS na internet http://portal.cederj.edu.br/prevestibular/.

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________