Imprensa RJ

Notícias

Governo

Agente da Operação Lei Seca conscientiza motoristas

 16/05/2018 - 20:04h - Atualizado em 17/05/2018 - 08:53h
 » Fernanda Domingues// Fotos: Sabrina Bernardes

Aos 38 anos, Fernanda Carlos integra equipe que reforça o trabalho educativo


 Conscientizar motoristas sobre os perigos do álcool na direção. Essa é a missão do grupo formado por 28 cadeirantes vítimas de acidentes de trânsito, que atua na Operação Lei Seca, no Estado do Rio de Janeiro. No mês da campanha Maio Amarelo, que enfatiza o trânsito seguro, os agentes intensificaram as blitzes educativas e palestras em escolas, universidades e empresas.

A agente Fernanda Carlos da Silva, que completou 14 anos de cadeirante no Dia das Mães, integra a equipe. Ela tinha 24 anos e viu sua vida mudar, quando após a comemoração do Dia das Mães do ano de 2004, pegou carona com seu primo, que tinha ingerido bebida alcoólica.

Ela teve três costelas fraturadas e uma delas, além de perfurar o pulmão, causou a lesão na coluna. Também resistiu a três paradas cardíacas. Ao acordar do coma, Fernanda já não sentia mais as pernas e sabia que sua história mudara.

– Minha família diz que eu surpreendi a todos com a minha força e otimismo. Mas foi difícil no início. Meu namorado na época foi me visitar duas vezes e nunca mais voltou. A partir daí, consegui superar a fase crítica e fui em frente – lembra a agente.

Após os primeiros meses, Fernanda escolheu viver, superar seus medos e criar sua filha da melhor maneira. Hoje, com 38 anos, é exemplo de vida para muitas pessoas.

– Minha missão é mostrar para as pessoas que não existe o impossível, que somos o que queremos ser e temos sempre que nos dedicar e fazer o nosso melhor por nossos familiares e por nós mesmos.

Lei Seca

Segundo levantamento recente do Centro de Pesquisa e Economia da Escola Nacional de Seguro, a Lei Seca ajudou a salvar 40 mil vidas em todo o Brasil.

Os especialistas fizeram uma projeção levando em conta a quantidade de carros, população economicamente ativa, os acidentes e as duas fases da Lei Seca (antes e depois de ser tolerância zero).

Em vigor no Rio de Janeiro desde 19 de março de 2009, a Operação Lei Seca abordou mais 2,8 milhões de motoristas em todo o estado e autuou mais de 185 mil condutores com sinais de embriaguez.


Cinco minutos com Fernanda

Futuro
Novos horizontes, determinação e fé.

Família
Base de tudo.

Felicidade
Incentivar as pessoas que forem dirigir para não beberem, ou vice-versa, contando a minha história e poder assim salvar vidas.

Frase
Nunca desista de seus sonhos! Lute e faça acontecer.

Amigos
Os verdadeiros a gente reconhece nos momentos difíceis.

Presente
Estou lutando para ser uma grande atleta paralímpica.

Sonho
Meu sonho era dirigir, comprar meu carro, ter outro filho e comprar minha casa. Consegui realizar parte desses sonhos, falta apenas comprar minha casa e sei que vou conseguir.

Mensagem
Precisamos ser fortes para lutar contra esse mundo tão violento e sem amor. As pessoas perderam o valor e se esqueceram de como é bom ajudar o próximo. Perderam o olhar pelo irmão sem ver cor, credo, sexo ou raça. Somos todos iguais.

 


  • Fotos

  • Servidor Primeiro - Perfil da agente cadeirante da Lei Seca

    1 foto | Servidor Primeiro | 16/05/2018

    Servidor Primeiro - Perfil da agente cadeirante da Lei Seca



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________