Hospital Regional de Araruama muda de nome para Hospital Estadual Roberto Chabo

10/11/2011 - 13:26h - Atualizado em 10/11/2011 - 13:26h
 » Por Ascom da Secretaria de Saúde

Unidade homenageia o médico que foi um dos ícones do movimento pela reforma sanitária no Brasil

Agora é oficial. O Hospital Regional de Araruama, unidade integrada à Secretaria de Estado de Saúde (SES) em 2002, passa a se chamar Hospital Estadual Roberto Chabo. O nome é uma homenagem ao médico que foi um dos ícones do movimento pela reforma sanitária brasileira, falecido em 2007. O hospital atende a pacientes de alta e média complexidade da Baixada Litorânea.

Em julho deste ano, o hospital ganhou um Centro de Imagem equipado com tomografia computadorizada e ultrassonografia e um serviço de endoscopia. Na época, o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, ressaltou que o novo serviço de diagnóstico por imagem representaria um importante avanço tecnológico no tratamento de doenças e traumas.

- Isso significa um ganho muito grande para a saúde pública no Estado - afirmou.

O novo Centro conta com um tomógrafo de 16 canais, capaz de realizar mais de 1,3 mil exames por mês; um aparelho de ultrassom Ecodoppler, com capacidade para realizar cerca de 500 exames/mês; e um aparelho de raios-X com capacidade para fazer 500 exames/mês.

Já o serviço de endoscopia conta com aparelho para endoscopia digestiva alta para adultos e crianças; um duedonoscópio; um colonoscópio e um broncoscópio. A capacidade é de fazer 450 exames eletivos por mês, mais os atendimentos de emergência. Foram investidos mais de R$ 2 milhões na aquisição dos novos aparelhos.