Transportes

Transportes registra redução no repasse do subsídio do Bilhete Único Intermunicipal

16/04/2018 - 17:49h - Atualizado em 16/04/2018 - 19:18h
 » Ascom da Secretaria de Transportes

A Secretaria de Estado de Transportes atingiu, na semana passada, o repasse de R$ 100 milhões em subsídio do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) aos usuários do sistema de transportes. Em 2016, nesse mesmo período, o gasto foi de cerca de R$ 172 milhões. Essa redução de 42% foi possível graças às ações implementadas para o aprimoramento da gestão do programa, que garantiram sua manutenção para quem mais precisa.

Com o foco na otimização do subsídio e no controle ao mau uso do desconto tarifário, a Setrans adotou medidas de análise e controle da utilização do benefício. Entre as principais estão a auditoria permanente do sistema, a tecnologia de biometria facial, o recadastramento de usuários e o corte por idade (para menores de cinco anos e maiores de 65 por já possuírem gratuidade plena em todos os meios de transporte).

Outra ação que contribuiu para o equilíbrio financeiro do programa foi a Lei Estadual 7.506/2016, que elevou o valor pecuniário do BUI para R$ 8 e limitou o subsídio aos usuários com renda mensal de até R$ 3 mil. Essa nova regra possibilitou o saneamento da base de dados de usuários do BUI, migrando de um cenário de cerca de 5 milhões para 2,1 milhões de usuários habilitados.

Desde o dia 22 de março deste ano, quem possui renda mensal bruta de até R$ 3.205,20 também passou a ter direito ao Bilhete Único Intermunicipal.