Rio Farmes completa um ano com mais de mil atendimentos diários

01/10/2011 - 11:10h - Atualizado em 01/10/2011 - 11:29h
 » Por Ascom da Secretaria de Saúde

Pesquisa feita recentemente aponta que, entre os pacientes consultados, 93% se dizem satisfeitos com o serviço

Há um ano a Rio Farmes, central de medicamentos especializados, proporciona conforto, rapidez e atendimento de excelência aos mais de 26 mil usuários cadastrados no Programa de Dispensação de Medicamentos Especializados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que recebem seus medicamentos no local. É o que mostra pesquisa feita pelo Instituto Mapear, entre 28 de junho e 4 de julho, na qual 93% dos entrevistados se disseram satisfeitos com o atendimento.

Inaugurada em setembro de 2010, a unidade, localizada na Cidade Nova, centro do Rio, realiza, em média, 1.100 atendimentos diários. Outros dados da pesquisa apontam que 81% das pessoas consultadas consideraram como boa a localização e a facilidade de acesso. Além disso, 82% dos entrevistados consideraram a experiência positiva, destacando instalações, conforto e boas condições de limpeza.

Dentre os clientes que pegavam medicamento em outro local antes de setembro de 2010, 86% consideram que com a inauguração do Rio Farmes o serviço melhorou, sendo que 53% deles acham que melhorou muito.

Antes da Rio Farmes, os pacientes tinham que se dirigir ao térreo do edifício-sede da Secretaria de Saúde, onde era feito o cadastro e a análise dos processos, para então retirar o medicamento no Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj).

Portadora do vírus da Hepatite B, a auxiliar administrativa Rosimeire Martins, de 50 anos, é uma das beneficiárias do serviço de excelência prestado pela nova central de medicamentos especializados do Estado.

- Os funcionários são atenciosos e aqui é bem mais confortável do que o Iaserj, pois lá os pacientes esperavam em pé na fila, enquanto aqui dispomos de cadeiras e ar condicionado- salientou.

A concentração das atividades em um único local representou um novo conceito de atendimento humanizado aos pacientes portadores de doenças crônicas do Estado. É o que diz a superintendente de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria, Carolina Lazzaroto.

- Os pacientes conseguem efetuar, em um só lugar, o cadastro no Programa de Medicamentos Especializados, bem como retirá-los mensalmente com um atendimento humanizado, em um ambiente climatizado, com profissionais qualificados para prestar todas as orientações necessárias - esclareceu a superintendente.

Outra vantagem para o paciente, implantada após a inauguração da Rio Farmes, foi a rotina de confirmação de agenda por SMS. O paciente que cadastrou seu telefone celular recebe uma notificação no dia anterior confirmando o seu agendamento para o horário marcado. Esta funcionalidade permite, ainda, em caso de desabastecimento de algum medicamento, que o paciente seja avisado, evitando seu deslocamento até a farmácia, e, assim que o abastecimento daquele medicamento se normalize, este paciente é avisado automaticamente.

Com um investimento total de R$ 9.205.212,76 milhões, a unidade tem uma área construída de 2.275m² e é dividida em duas alas: uma para pacientes de doenças renais crônicas e outra para a distribuição de medicamentos destinados a indivíduos portadores de doença rara ou de baixa prevalência. A grade atual, definida por portaria pelo Ministério da Saúde (MS), é constituída por 138 medicamentos, sendo que o mais caro, Octreotida 30mg, custa mais de R$ 3 mil e é retirado por 75 pacientes. Portadores de necessidades especiais contam com estrutura adaptada especialmente para eles, incluindo rampa de acesso na entrada e piso tátil que guia os deficientes visuais até o balcão de informações.

A Rio Farmes funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e, em breve, irá disponibilizar aos seus usuários o Serviço de Atenção Farmacêutica, no qual, ao retirar o medicamento pela primeira vez, o paciente receberá orientações por parte do farmacêutico de como administrar e conservar o medicamento de forma correta, identificar efeitos adversos e possíveis interações medicamentosas.

Programa de Dispensação de Medicamentos Especializados

O Programa de Dispensação de Medicamentos Especializados conta com cerca de 56 mil pacientes cadastrados em todo o Estado. O Programa funciona como estratégia da política de assistência farmacêutica, que tem por objetivo disponibilizar medicamentos para usuários do Sistema Único de Saúde para tratamento de doenças específicas, que atingem um número limitado de pacientes, os quais na maioria das vezes fazem uso destes remédios por períodos prolongados. Entre as patologias incluídas neste programa estão insuficiência renal crônica, hepatite viral B e C, anemia, osteoporose, problemas de crescimento, doença de Alzheimer, doença de Parkinson e doença de Gaucher, entre outras. Imunossupressores para pacientes transplantados também fazem parte da grade de medicamentos especializados do Estado.

O cadastro de todos os pacientes do Estado também é feito na unidade através dos 26 polos municipais que recebem as solicitações de ingresso no programa e as repassa para a Rio Farmes para análise e cadastro.

• Fotos

• Fachada do prédio da RioFarmes - Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais.

2 fotos | Saúde | 01/10/2011

RioFarmes

• RioFarmes - Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais.

2 fotos | 01/10/2011

RioFarmes - Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais.

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________