Imprensa RJ

Notícias

Servidor Primeiro

Servidores participam de curso de Mandarim

 05/04/2018 - 09:15h - Atualizado em 05/04/2018 - 09:18h
 » Júlio Paluma

Qualificação foca no ensino do idioma e na cultura chinesa


 Promovido pela Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Confúcio, e por intermédio da Subsecretaria de Relações Internacionais, o curso de Mandarim para servidores do Estado teve início na terça-feira (3/4), no Palácio Guanabara. Com carga de 30 horas e ministrado pela professora chinesa Qiao Jianzhen (Ana), o conteúdo será adequado ao perfil e necessidades do grupo.


Segundo a professora Qiao Jianzhen, também diretora do Instituto Confúcio, e radicada no país há seis anos, o curso objetiva ensinar o idioma e apresentar a cultura chinesa aos participantes. Seu primeiro contato com o Brasil foi em 1999, em um trabalho como
tradutora.


– É difícil ensinar apenas a língua, por isso vou dar uma aula mostrando também a cultura. Essa é a primeira aula, ainda não conheço os alunos, depois eu vou saber as necessidades e dificuldades de cada um e ajustar o curso. Ao final, eles já estarão dominando o básico da língua – explicou a professora.


A aluna Luciana Santos, servidora do Degase, explica que se interessou pelo curso para aumentar seus conhecimentos pela cultura chinesa. Este é seu primeiro contato no aprendizado de outro idioma.


– O que me atraiu para o curso foi a possibilidade de ter contato com uma cultura tão diferente da nossa – disse Luciana.


No total, estão participando 15 servidores. O curso é ministrado no anexo do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, às terças-feiras, das 18h às 20h.


  • Fotos

  • Servidores participam de curso de mandarim.

    2 fotos | Servidor Primeiro | 04/04/2018

    Servidores participam de curso de mandarim



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________