Governador

Governador ressalta legado de grandes eventos em seminário promovido pelo TCU

16/08/2011 - 09:48h - Atualizado em 16/08/2011 - 16:21h
 » Por Julia de Brito

Cabral fez palestra sobre o balanço atual das ações de governo para a Copa e as Olimpíadas

O governador Sérgio Cabral participou, nesta terça-feira (16/08), de seminário sobre infraestrutura turística, megaeventos esportivos e promoção da imagem do Brasil no exterior, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília. No evento, Cabral fez um balanço sobre as ações do governo estadual direcionados à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016. O seminário tem como objetivo discutir com representantes de órgãos públicos e entidades públicas e privadas os preparativos para os dois grandes eventos. Participaram também do debate o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Márcio Fortes, o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o ministro do TCU, Valmir Campelo.

Para Cabral, o seminário, que segue até amanhã, constitui uma grande oportunidade para discutir o calendário de eventos do Rio, do Brasil e garantir, principalmente, um legado de mobilidade urbana, segurança, saneamento básico, entre outros aspectos, ao povo fluminense e brasileiro.

- Acho que é uma oportunidade boa para falarmos do calendário de eventos dos próximos anos. Tanto para a Copa do Mundo como para a Copa das Confederações, as Olimpíadas, a Rio+20 e a Jornada Mundial Católica. Acho que é o momento de dar ao povo do Rio um legado significativo em termos de mobilidade urbana, de segurança e saneamento. Os eventos têm data para começar e terminar. E a população tem que se beneficiar com todo esse trabalho, além de aproveitar todas as competições. Este é o grande objetivo, e nós estamos construindo, com o governo federal e a prefeitura, este legado para a população - disse o governador.

Cabral também falou sobre as obras no Maracanã:

- As coisas estão funcionando no prazo absolutamente adequado, porque o estado não deixou de colocar recursos. O TCU tem interagido conosco, assim como a Controladoria Geral, com enorme tranquilidade. Isso faz parte do processo democrático. O Maracanã, por ser o principal palco da Copa e dos Jogos Olímpicos, sempre desperta mais curiosidade, mas posso garantir à população que estará pronto para a Copa das Confederações em 2013. Nós vamos dar um presente para o povo brasileiro. Teremos um Maracanã renovado, mas sem perder a tradição. E, se Deus quiser, dando mais sorte ao Brasil do que em 1950 - comentou.

Ações do Governo

O governador do Rio destacou em sua exposição obras importantes que estão sendo encaminhadas como a do estádio do Maracanã, com previsão de entrega para dezembro de 2012 e o estádio de Remo da Lagoa, com conclusão prevista para maio de 2015 e apresentou imagens do antes e do depois da finalização das grandes reformas nos dois equipamentos.

Cabral lembrou ainda a dedicação do Governo do Estado no enfrentamento da violência no Rio de Janeiro por meio de ações como a pacificação de comunidades, a capacitação de policiais civis e militares, o aumento dos efetivos destas corporações, além da criação de equipamentos como o Centro Integrado de Comando e Controle, previsto para ser entregue em março de 2012, a Cidade da Polícia, cuja conclusão será em março de 2012 e o Centro de Operações Especiais (conclusão em março de 2012).

Cabral também apresentou brevemente o projeto da linha 4 do Metrô (Barra -Ipanema) cujas obras já acontecem e falou sobre a licitação de novos trens.

- É o maior investimento em termos de legado de modalidade urbana no Brasil. São quase 14,5 km de extensão, seis estações, novos trens. Nosso sistema ferroviário havia chegado a um nível de decadência enorme, pegamos com menos 380 mil passageiros/dia, já temos mais de 500 mil e vamos entregá-lo completamente renovado para a Copa do Mundo, chegando a mais de um milhão de passageiros/dia. Vamos fazer uma nova licitação com o Banco Mundial de 600 milhões de dólares para a compra de novos trens. Vamos entregar toda a frota renovada de trens urbanos – disse.

Meio ambiente

O governador falou também sobre Programa de Despoluição da Baía de Guanabara e saneamento na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá.

- Estamos renovando estações, recuperando troncos coletores, fazendo novos investimentos no programa de despoluição da baía, este será um grande legado, do ponto de vista ambiental. Já na Barra e Jacarepaguá estamos bem avançados, já há um outro padrão de excelência em termos de saneamento na região - contou o governador.

Modernização da gestão

Sérgio Cabral lembrou que as mudanças que ocorreram e estão ocorrendo no Rio de Janeiro resultam de ações de gestão. Ele ressaltou o trabalho de saneamento das contas públicas.

- Nada poderia ser alcançado na política de governança do nosso Estado se não fosse a preocupação com a gestão, a transparência e o bom uso do dinheiro público. Somos o primeiro estado do Brasil a receber do tesouro o certificado ISO 9001. Em 2010, também fomos o primeiro estado do Brasil a alcançar o grau de investimento, o Investment Grade, da Agência Standard &Poor's. Ele foi concedido em 2010 e renovado em 2011. Em consequencia disto, conquistamos o calendário que fez do Rio o maior destino do planeta nos próximos 30 anos. E fazemos isso em uma grande parceria com o Governo Federal - afirmou.

O seminário Infraestrutura Turística, Megaeventos Esportivos e Promoção da Imagem do Brasil Exterior acontece até quarta-feira. O evento vai abordar temas como geração de emprego, estrutura de serviços turísticos, controle e fiscalização, segurança, mobilidade urbana e sustentável, infraestrutura aeroportuária, legado e valorização da marca Brasil.

• Fotos

• Brasília; Governador Sérgio Cabral no Seminário de Infraestrutura Turística, Megaeventos Esportivos e Promoção da Imagem do Brasil no Exterior;

8 fotos | 16/08/2011

Seminário de Infraestrutura Turística