Imprensa RJ

Notícias

Saúde

Hospital Carlos Chagas ganha enfermaria para programa de cirurgia bariátrica

 25/07/2011 - 19:33h - Atualizado em 26/07/2011 - 19:56h
 » Por Letícia Sicsu

Setor é o único do SUS no país que realiza operações por videolaparoscopia


“Não foi uma operação, foi um milagre”. Dessa forma, a paciente Camila de Azevedo, de 30 anos, descreve a mudança na sua vida após a cirurgia bariátrica realizada há cerca de seis meses, no Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes. A jovem foi uma das primeiras a ser atendida pelo Programa de Cirurgia Bariátrica da unidade, que já realizou 111 operações desde o fim do ano passado. Para dar continuidade ao atendimento e mais conforto aos pacientes, foi inaugurada nesta terça-feira (26/07), na presença do governador Sérgio Cabral, a nova enfermaria de cirurgia bariátrica, além de mais 10 leitos no Centro de Terapia Intensiva (CTI). O investimento na unidade foi de cerca de R$100 mil.

 

Trinta e nove quilos mais magra, Camila diz que agora caminha com facilidade, controlou a pressão e a diabetes e se sente linda. A luta contra a balança começou antes dos 12 anos. Na adolescência, tomou remédios para emagrecer e tentou bons resultados com vários tipos de dieta.

 

- Nada adiantava. Cheguei aos 116 quilos. Eu me sentia humilhada, fui deixada por uma pessoa que eu amava muito, meu filho tinha vergonha de mim. Resolvi então fazer a cirurgia e, menos de seis meses depois, sou outra pessoa. Eu respiro melhor, ando melhor, consigo comprar roupas e a minha saúde melhorou muito. Agora eu me sinto linda – brinca ela.

 

Os pacientes atendidos pelo programa são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por nutricionista, psicólogo e médicos. O atendimento continua principalmente após a cirurgia. É por esta fase que o ex-obeso mórbido André Luiz Gomes da Silva, de 45 anos, está passando. Ele fez a cirurgia há apenas 36 dias e já perdeu 25 quilos.

 

- Eu tinha diabetes tipo 2, cardiopatia crônica e insuficiência venosa na perna. Agora, estou praticamente curado de tudo. Foi um milagre. A principal mudança que eu percebo é a mobilidade. Eu tinha dificuldades de me movimentar, morava sozinho e não conseguia levantar direito da cama, lavar louça, minha casa ficou meses sem ser limpa porque não tinha como e nem vontade de fazer nada. Hoje eu tenho outra vida – comemora ele.

 

Técnica moderna permite rápida recuperação

 

O Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Carlos Chagas é o único do SUS no país que realiza as operações por videolaparoscopia, procedimento que, em vez de abrir o abdômen do paciente, introduz uma microcâmera e micropinças. A técnica apresenta menos de 1% de mortalidade. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, o Hospital Carlos Chagas se tornou uma referência no setor.

 

- O hospital atende a uma população de quase 1 milhão e 500 mil pessoas. Nós vimos a necessidade de dar um perfil diferenciado para a unidade. Então, montamos o primeiro serviço de endoscopia 24 horas, o que permite um tratamento imediato. E, finalmente, nos aliamos a um dos mais renomados cirurgiões do mundo, em uma parceria público privada, para levar o que há de mais moderno para os pacientes do SUS – explicou o secretário.

 

O médico responsável pelo programa, Cid Pitombo, explica que a rápida recuperação dos pacientes é a grande vantagem da cirurgia por videolaparoscopia.

 

- Desses 111 pacientes, nenhum foi para o CTI e todos tiveram alta após dois dias de cirurgia. Eu sou muito feliz com esse programa porque já operei no mundo inteiro e sempre tive vontade de ter toda essa estrutura aqui no Brasil – disse o cirurgião.

 

Com a nova estrutura, a capacidade de atendimento do serviço será de 20 pacientes por mês.
 


  • Fotos

  • Governador Sérgio Cabral na Cerimônia de inauguração do CTI - Centro de Terapia Intensiva, do Hospital Estadual Carlos Chagas

    15 fotos | Governador | 26/07/2011

    Governador Sérgio Cabral inaugura CTI do Hospital Carlos Chagas

  • Inauguração do CTI do Hospital Carlos Chagas

    6 fotos | Saúde | 26/07/2011

    Inauguração do CTI do Hospital Carlos Chagas



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Áudios

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________