Urca e Ilha do Governador terão equipamento que detecta placas de veículos

17/06/2011 - 12:17h - Atualizado em 17/06/2011 - 16:09h
 » Por Julia de Brito

Sistema deve entrar em funcionamento no mês de julho no bairro da Zona Sul

A Subsecretaria de Modernização Tecnológica da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio, em parceria com a prefeitura, vai instalar, em julho, um sistema ou portal de detecção de placas de veículos em movimento na entrada da Urca. O equipamento servirá para mapear dados que serão analisados em conjunto com ocorrências criminais. Informações sobre o fluxo de veículos roubados e/ou furtados, que podem gerar operações policiais específicas, de inteligência e também de interesse da polícia judiciária poderão ser obtidas, ou seja, todo o veículo envolvido em crimes ou investigações que passar pelas estruturas terá um histórico de seu percurso.

O sistema também será implantado na Ilha do Governador ainda este ano, mas ainda depende de acertos, segundo o subsecretário de Modernização Tecnológica, Edval Novaes. Com estrutura fixa, parecida com a de um pedágio, os protótipos serão colocados nas proximidades do Instituto Benjamin Constant e da Base Aérea do Galeão.

- Escolhemos a entrada da Ilha e da Urca porque conseguimos com apenas um ponto controlar todo o acesso de veículos que entram e saem desses locais. A intenção da Subsecretaria de Modernização Tecnológica é ampliar o sistema para outras localidades, conforme a disponibilidade orçamentária. As localidades serão as que pudermos controlar todo o acesso de veículos com a menor quantidade possível de pontos, utilizando a geografia da cidade, além das vias de maior fluxo de veículos – explicou o subsecretário.

O portal de detecção de placas é o primeiro do estado do Rio. A tecnologia já é utilizada em Florianópolis, em alguns municípios do Estado de São Paulo e no exterior.

- Utilizando as tecnologias disponíveis podemos ampliar o poder de vigilância do estado e obtermos resultados maiores e melhores com o mesmo efetivo. Ou seja, podemos aumentar a nossa produtividade – explicou Edval Novaes.

Outros projetos

Criada há pouco mais de três anos com a finalidade de alavancar tecnologicamente a Segurança Pública do Rio de Janeiro visando principalmente atender à população do estado, mas também à preparação das polícias para os grandes eventos internacionais, a Subsecretaria de Modernização Tecnológica tem em sua lista de projetos o Centro Integrado de Comando e Controle, novos terminais de bordo multimídia para as viaturas da Polícia Militar, a ampliação do sistema de videomonitoramento do estado, a instalação de um projeto piloto na Tijuca de um sistema de detecção de disparos de arma de fogo, além do uso de videoconferências e de software para análise de registros de ocorrências de segurança (ARGOS).

• Fotos

• Sistema deve entrar em funcionamento no mês de julho no bairro da Zona Sul