Programa de Artesanato Estadual volta à Costa do Sol

07/12/2017 - 15:17h - Atualizado em 07/12/2017 - 15:17h
 » Ascom da Secretaria de Turismo

Artesãos da região poderão se cadastrar nos dois dias de ação em Casimiro de Abreu

Dando continuidade às ações de cadastramento dos artesãos fluminenses, o Programa de Artesanato Estadual estará nos dias 11 e 12 de dezembro (segunda e terça-feira) em Casimiro de Abreu, realizando a inscrição dos profissionais locais e de cidades vizinhas. A ação, coordenada pela Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, já cadastrou mais de 10 mil artesãos em 39 municípios.

Para o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix, o cadastramento é essencial no processo de fortalecimento do segmento artesanal. Segundo Nilo, o Governo consegue conhecer as características da atividade no local para desenvolver ações que atinjam de maneira eficaz cada região.

– Nosso estado tem uma diversidade cultural e climática muito rica. E com o artesanato não poderia ser diferente, já que ele está diretamente ligado ao turismo. Mas para que a atividade se desenvolva é necessário conhecer suas peculiaridades e trabalhar os pontos fortes regionalmente, que só descobrimos quando vamos aos municípios realizar a inscrição – explicou o secretário.

O cadastro dá ao artesão o direito à Carteira Nacional do Artesão. O documento oficial, que reconhece a atividade como profissão, garante, entre outros benefícios, a chance de participar de feiras nacionais e internacionais, oficinas e cursos. De acordo com a subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora do Programa, Nea Mariozz, a estimativa de artesãos cadastrados está quase sendo batida.

– Tínhamos uma projeção de inscrever em todo o estado, quinze mil pessoas. No entanto, até o momento, o Programa atendeu apenas 39 municípios e já atendeu mais de dez mil artífices. Só estamos confirmando o que já sabíamos mas que não era explorado, a grandeza e a beleza do artesanato fluminense – destacou a coordenadora.

Serviço

Dia 11: na Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Pastor Luiz Laurentino, 385, Centro - Casimiro de Abreu

Dia 12: Subprefeitura Municipal

Av. Amaral Peixoto , s/n, Campo Alegre - Barra de São João