Imprensa RJ

Notícias

Defesa Civil

Plano de Emergência tem ações para período de chuvas

 07/12/2017 - 08:29h - Atualizado em 07/12/2017 - 08:29h
 » Fernanda Domingues

Documento da Defesa Civil orienta em caso de tempestades


 A Secretaria de Defesa Civil criou a primeira versão do novo Plano de Emergência do Estado. Com vigência até dezembro de 2018, o documento traça estratégias para otimizar as ações de resposta a emergências e desastres de forma integrada e articulada com os 92 municípios fluminenses.

 
– A partir do estudo de cenários de risco de desastre, são estabelecidos protocolos oficiais para mobilização preventiva e de emergência para eventos adversos – disse o secretário de Defesa Civil do Estado, coronel Roberto Robadey.

 
O plano de contingência é o ponto de partida para a definição do socorro, da assistência à população vitimada e, também, das ações de reabilitação dos cenários atingidos. O documento registra o estudo de um ou mais cenários de risco de desastre e estabelece procedimentos como: mobilização preventiva, a partir dos sinais de alerta e alarme; e mobilização de emergência, para as ações de resposta à resultante de eventos adversos. O objetivo é minimizar danos e prejuízos.

 
Segundo o coronel Silva Costa, o diferencial do plano está no formato da sua elaboração.

 
– Nos últimos anos, o Estado está se mobilizando para ter uma Defesa Civil mais estruturada, capaz de enfrentar com eficiência períodos de chuva ou estiagem prolongados. Estamos na vanguarda em planejamento tático no país. O nosso foco primordial é preservar vidas – explicou o coronel.

 
A ferramenta é destinada a todos os integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil. O trabalho, que foi coordenado pelo Departamento Geral de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, envolveu cerca de 200 pessoas entre especialistas, servidores públicos e cidadãos fluminenses. Mais de 40 agências, incluindo instituições governamentais e não governamentais, entidades privadas e segmentos organizados da sociedade civil participaram do projeto.

 
Verão 2018

 
Parte integrante do Plano de Emergência, o Plano Verão 2018 é um planejamento tático para a integração de múltiplos saberes técnicos na área de proteção comunitária. A vigência é até março de 2018, que é o período com indicativo de chuvas fortes.

 


  • Fotos

  • Defesa Civil cria Plano de Emergência para ações no período das chuvas. Foto: Divulgação.

    2 fotos | Defesa Civil | 06/12/2017

    Defesa Civil cria Plano de Emergência para ações no período das chuvas



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________