Imprensa RJ

Notícias

Obras

Testes do teleférico do Complexo do Alemão terminam em maio

 selecione/selecione/selecione - selecione:selecioneh - Atualizado em 27/04/2011 - 19:04h
 » Por Ascom da Secretaria de Obras

Ministro do Comércio Exterior da França visitou a comunidade nesta quarta-feira


Os testes do teleférico do Complexo do Alemão terminam no dia 20 de maio, segundo o presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno Junior. Ele anunciou o fim dos testes durante a visita do ministro do Comércio Exterior da França, Pierre Lellouche, ao Alemão, na tarde desta quarta-feira (27/4). Lellouche estava acompanhado do vice-presidente da empresa POMA, Christian Bouvier, que está desenvolvendo o primeiro projeto de integração do teleférico no sistema de transportes de massa do país.

 

O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, adiantou ainda que, após esta fase, haverá um período de operação assistida, quando as 152 gôndolas estarão à disposição da comunidade, gratuitamente. O secretário, entretanto, não soube precisar o tempo deste tipo de operação, que servirá para treinamento dos moradores para a utilização correta do teleférico. Como as gôndolas não param, será necessário mostrar à população a forma segura de se fazer o acesso ao sistema.

 

- Vamos entregar no dia 20 de maio o sistema totalmente testado. Depois disso, é ajustar a operação com os moradores, para que eles possam conhecer bem o teleférico e usufruir deste sistema inédito no país, no transporte de massa. Este é um dia importante para a comunidade – frisou Ícaro Moreno Junior.

 

O ministro francês ficou impressionado com o teleférico e disse que era um exemplo claro das potencialidades de integração de projetos entre os dois países. Lellouche lembrou que a POMA, uma empresa de médio porte na França e acostumada a fazer sistemas nas regiões de esqui da Europa, trouxe para o Rio um sistema igual ao que existe nos principais complexos turísticos do mundo. Para ele, o teleférico do Complexo do Alemão marca uma nova etapa na vida dessas comunidades, que passarão a conviver com o fator turístico em seu dia a dia.

 

- Este é um exemplo importante de como as pequenas e médias empresas francesas e brasileiras têm projetos que podem ser adaptados para outras realidades. Uma coisa, entretanto, não muda. O sistema de teleférico, que está em áreas turísticas da Europa, chega agora ao Rio, transformando esta região em mais um ponto de visitação da cidade – aplaudiu Lellouche.

 

Ícaro Moreno reiterou que, antes mesmo de entrar em operação, o teleférico já mudou a vida daquela comunidade. Além da contratação de cerca de três mil funcionários nos bairros vizinhos, o comércio de alimentação nas áreas próximas às obras também foi incrementado. Ele disse ainda que estão sendo feitos estudos para integrar a estação da Fazendinha, que hoje é a última, com a estação do metrô de Del Castilho e com a Igreja da Penha.

 

- O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito Eduardo Paes pediram estudos para esta integração. Não sei ainda quantas estações serão necessárias, mas estamos fazendo o levantamento – concluiu Moreno.


  • Fotos

  • Os testes do teleférico do Complexo do Alemão terminam no dia 20 de maio, segundo o presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno Junior

    8 fotos | Obras | 27/04/2011

    Ministro do Comércio Exterior da França, Pierre Lellouche, no teleférico do Alemão



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Áudios

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________