Imprensa RJ

Notícias

Proderj

Proderj participa de Ação Global no Complexo do Alemão

 17/04/2011 - 16:56h - Atualizado em 17/04/2011 - 17:18h
 » Por Andrea Britto

Evento reuniu diversos serviços gratuitos com objetivo de levar mais cidadania aos moradores


Os moradores do Complexo do Alemão tiveram um domingo (17/04) dedicado à cidadania. Pela segunda vez, neste ano, foi realizado o evento Ação Global, uma iniciativa da Firjan e da Rede Globo, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj). Ao som de samba e hip hop, o evento, que tomou as instalações da Vila Olímpica Carlos Castilho, das 9h às 17h, ofereceu serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, lazer, beleza, inclusão social, educação e capacitação.


Os moradores também tiveram acesso livre à internet, no Centro de Internet Comunitária (CIC) montado pelo Proderj, onde era possível tirar segunda via de conta, consultar o imposto de renda, tirar segunda via de contra-cheques, agendar serviços do Detran-RJ e consultar processos jurídicos, além de fazer matrícula escolar, inscrição em concursos públicos, redigir e imprimir currículos.

 

Tudo só foi possível graças à instalação de nove computadores Thin - Clients (sem espaço de armazenamento local, onde os dados não ficam arquivados) e uma impressora a laser. Os visitantes contaram com o auxílio de funcionários da assessoria de eventos do Proderj, como o gerente Wilmar Soares. Para ele, eventos como o Ação Global são importantes pois oferecem uma série de serviços dentro da própria comunidade, ajudando-a a ficar em dia com a cidadania.


Muitos visitantes estavam indo pela primeira vez ao Ação Global, como a segurança Honélia de Oliveira Sobrinho, moradora da Comunidade do Adeus.


- Soube do evento através de uma vizinha. Também vi um comercial na TV ontem à noite. Trabalhei nesta madrugada, pois dei plantão no Hospital Geral de Bonsucesso. Estou cansada, mas vim assim mesmo. Trouxe o meu pai, que deu entrada em um processo de divórcio, e os meus filhos. O Vitor, de 10 anos, vai tirar a carteira de identidade pela primeira vez. E o Artur veio só para acessar a internet, pois não temos computador em casa. Está difícil tirá-lo do computador. Por ele, ficava horas neste evento – contou.


Outra que também não queria sair do computador era a pequena Emanuelle Paiva, de 8 anos, que foi pela primeira vez ao Ação Global. A mãe dela, Danielle Paiva, moradora do Complexo do Alemão, disse estar muito feliz com a oportunidade de a filha acessar de graça a Internet. E elogiou a iniciativa:


- Acho muito bacana esta chance que estão dando a tantas crianças carentes de nossa comunidade. A maioria delas não tem computador em casa. Eu, por exemplo, não tenho condições de comprar um laptop. Acho que o Ação Global deveria acontecer todos os meses - sugeriu.


O projeto tem o objetivo de levar o mundo digital para a comunidade como uma forma de integração e aproximação com a tecnologia, disponibilizando o contato com as redes sociais, jogos on-line e o acesso direto a serviços eletrônicos de utilidade pública.


Em fevereiro, o Ação Global já tinha chegado ao Complexo do Alemão e foi um sucesso pelos benefícios proporcionados aos moradores. Naquela edição, o Proderj registrou cerca de 332 atendimentos, 289 só de acessos à internet. Na edição de hoje, o órgão já contabilizava 350 acessos até às 15h.
 


  • Fotos

  • O Batalhão Florestal no evento Ação Global, promovido pela Rede Globo e Firjan

    8 fotos | 18/04/2011

    Proderj no projeto Acao Global no Complexo do Alemao



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________