Escola estadual de Niterói completa 170 anos

13/09/2017 - 19:17h - Atualizado em 13/09/2017 - 19:59h
 » Ascom da Secretaria de Educação

Imóvel onde a escola está instalada foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

O Liceu Nilo Peçanha, tradicional escola pública estadual de Niterói, completou 170 anos neste dia 12 de setembro. Com uma bela e apreciável arquitetura, o imóvel, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1984, se destaca no conjunto arquitetônico da Praça da República, localizado na mesma cidade, demonstrando a importância histórica para a região.

A escola nasceu como Liceu Provincial de Niterói, em 12 de setembro de 1847, a partir de autorização do então presidente da Província do Rio de Janeiro, Visconde de Sepetiba. A unidade de ensino está em plena atividade, contando com mais de 2 mil alunos e funcionando nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Uma das principais características é a forte ligação atual e histórica que os alunos e professores têm com a arte e a cultura, compondo grupos de teatro, coral, dança e até uma rádio, comanda pelos próprios estudantes. Inclusive, personalidades da literatura e da música que são referências nessas áreas, como o escritor Lima Barreto, o cantor Ronnie Von - ícone da Jovem Guarda - e a cantora Baby do Brasil, estudaram no Liceu.

Quem estuda e trabalha na unidade de ensino destaca a forte ligação com a escola e sabe que dificilmente se esquecerá das conversas pelos corredores, jardins, salas e outros espaços. Alguns professores, por exemplo, fazem parte do quadro de servidores há 5, 10 e até 30 anos.

Alunos da escola também têm histórias interessantes para contar. Na 3ª série do Ensino Médio, Ana Carolina Camanho revela que sua avó e a sua mãe estudaram no Liceu Nilo Peçanha, representando três gerações diferentes que passaram pela escola. O jovem Leandro Rangel, também da 3ª série do Ensino Médio, comenta que seu pai e duas tias pertenceram ao corpo de estudantes da unidade de ensino. Em comum, ambos afirmam a paixão pela escola e que serão mais dois que recordarão com saudade dos anos vividos por lá.