Imprensa RJ

Notícias

Defesa Civil

Quartel de Niterói completa 100 anos com maratona de eventos

 04/08/2017 - 08:51h - Atualizado em 04/08/2017 - 08:51h

Simulado operacional, corrida temática e palestras estão na programação


 O quartel de Niterói (3º GBM) completa 100 anos este mês e prepara uma série de atividades comemorativas. Os eventos incluem um simulado operacional na Ponte Rio-Niterói, uma corrida temática por cartões postais da orla da cidade, exposição de materiais, palestras sobre prevenção, apresentação musical da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros e ações sociais.

– O quartel de Niterói foi inaugurado em 24 de agosto de 1917. É um dos mais antigos do estado, juntamente com os quartéis da Praça da República e do Humaitá. O grupamento também é responsável pelos destacamentos de Charitas, Itaipu e Maricá. Nossos militares estão motivados para que todos os eventos sejam realizados com maestria e excelência – disse o tenente-coronel Grigorovski, comandante do 3º GBM.

Abrindo o cronograma de comemorações, está previsto um simulado operacional na ponte Rio-Niterói. O exercício, que vai encenar o socorro a múltiplas vítimas de um acidente, deve durar cerca de 20 minutos. Participam da ação, além do quartel de Niterói, o 1º Grupamento Marítmo (1º GMar), a Coordenadoria de Veículos Aéreos Não Tripulados (Covant), o Grupamento de Socorro de Emergência (GSE) e o Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-Hospitalar (Cepap) da corporação, a Defesa Civil de Niterói, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a equipe operacional da concessionária que administra a ponte.

No dia 20 de agosto, a orla da Praia das Flechas recebe a Corrida e Caminhada 100 Anos Bombeiros Niterói. A inscrição para a prova, que é aberta a todo o público, pode ser feita por meio do site da Fundação de Apoio ao Bombeiro (www.fabom.org.br/). Bombeiros militares têm desconto na compra do kit. A largada está prevista para 8h30 e o percurso de 5 quilômetros inclui no roteiro o Museu de Arte Contemporânea (MAC).

No dia do aniversário, 24 de agosto, o quartel de Niterói abre as portas para autoridades, ex-comandantes e militares que fizeram parte da sua história nesses 100 anos. A solenidade vai apresentar a história da unidade, por meio de fotos, filmagens e depoimentos, com destaque para as ocorrências mais relevantes desde 1917 e uma série de homenagens.

acervo histórico

No dia 25 de agosto, a Banda Sinfônica do CBMERJ vai se apresentar no Museu de Arte Contemporânea (MAC), um dos principais cartões postais da cidade.

Além disso, entre os dias 10 e 25 de agosto, o acervo histórico da unidade e materiais operacionais do CBMERJ estarão em exposição no Plaza Shopping. De 29 a 31 de agosto, será realizado um Seminário de Segurança contra Incêndio e Pânico, no Centro Universitário LaSalle.

– As comemorações vão marcar a história da cidade e da corporação – disse o comandante da unidade.


  • Fotos

  • Centenário do quartel de Niterói será comemorado com maratona de eventos.

    2 fotos | Defesa Civil | 03/08/2017

    Centenário do quartel de Niterói



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________