Centro Especializado na Saúde do Homem é referência

17/07/2017 - 11:23h - Atualizado em 17/07/2017 - 14:43h
 » Ascom da Secretaria de Saúde

Projeto disponibiliza prevenção e tratamento de doenças da próstata

Para incentivar o diagnóstico e o tratamento das doenças tipicamente masculinas, desde 2011, a Secretaria de Saúde disponibiliza o Centro de Atenção à Saúde de Homem, que funciona na Policlínica Piquet Carneiro, na Tijuca. O projeto oferece prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), doenças da próstata, planejamento familiar, tratamento para disfunção sexual, além de pequenas e médias cirurgias. O atendimento é feito através da Central Estadual de Regulação (CER) e recebe pacientes de todo o Estado do Rio. Só em 2016, o serviço realizou quase 7 mil consultas e 850 cirurgias. Os atendimentos mais comuns são consultas com urologista e procedimentos como vasectomia e cirurgias da próstata.

– Os homens ainda não têm o hábito do acompanhamento médico e de prevenir as doenças. Um de nossos desafios é ajudar nessa mudança. Com os serviços contratualizados que oferecemos na Piquet Carneiro temos hoje profissionais de excelência que trabalham em um centro que realiza consultas, exames e cirurgias. No mesmo local, além de se submeter ao tratamento, o homem também pode fazer a prevenção de diversas doenças – disse o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

No primeiro atendimento no centro, o homem passa por uma consulta com a enfermagem, que identifica as necessidades do paciente e realiza uma triagem. Em seguida, ele é encaminhado para consulta médica, atendimento psicológico ou para o Serviço Social, de acordo com seu perfil. Os problemas mais detectados no atendimento são: hipertensão, diabetes, alterações para urinar, DSTs, disfunção erétil e problemas na próstata.

– Na policlínica, oferecemos atendimento voltado ao homem, também disponibilizamos um check-up, escutamos e orientamos ele a cuidar da saúde. Se ele quiser fazer um planejamento familiar, por exemplo, indicamos a ele as melhores opções – explica Ronaldo Damião, coordenador do Projeto Saúde do Homem.

Entre os serviços disponibilizados estão a oferta de cirurgia de vasectomia para pacientes com perfil, distribuição de preservativos, atendimento com psicólogo, assistência de vários profissionais às questões de infertilidade, realização de cirurgias ambulatoriais, além de encaminhamento a outras áreas de saúde quando necessário.

O Centro de Atenção à Saúde de Homem fica na Policlínica Piquet Carneiro, na Av. Marechal Rondon, 381, no bairro São Francisco Xavier, e funciona interligado ao Hospital Universitário Pedro Ernesto, onde são realizadas cirurgias. Os pacientes chegam ao Centro pelo CER, através de encaminhamento de Clínicas da Família, Centro Municipais e Postos de Saúde.

O urologista deixa algumas dicas e destaca qual é o momento ideal para procurar um médico. O homem deve ficar atento aos seguintes sinais:

• Mesmo que não apresente nenhum sintoma ou dor, todo homem deve procurar um médico para realizar um check-up após os 50 anos.

• Se houver algum caso de câncer de próstata na família, a consulta deve acontecer aos 45 anos, mesmo sem apresentar sintomas.

• O homem deve procurar um urologista se apresentar alguns desses sintomas: urinar com muita frequência, mais do que o normal; levantar mais de três vezes à noite para urinar; urinar sangue; observar feridas no pênis; e se apresentar dor nos testículos.

• Fotos

• Centro Especializado na Saúde do Homem é referência na rede estadual.

2 fotos | Saúde | 17/07/2017

Centro Especializado na Saúde do Homem é referência na rede estadual