Câmara Metropolitana

Câmara Metropolitana realiza debates

19/05/2017 - 16:22h - Atualizado em 19/05/2017 - 16:27h
 » Ascom da Câmara Metropolitana

O Governo do Estado, por meio da Câmara Metropolitana, iniciou, na semana passada, novo ciclo de debates na Seaerj (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro) sobre temas metropolitanos. O primeiro encontro tratou da empregabilidade na Região Metropolitana. O próximo painel será amanhã, às 13h30, também na Saerj, com o tema: Como viabilizar a plataforma logística internacional?.

Os economistas Mauro Osório, professor da UFRJ e presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), e Bruno Leonardo Sobral, professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Uerj, foram os convidados do encontro.

Segundo o diretor-executivo da Câmara Metropolitana, os encontros servirão de base para a inclusão de propostas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado (PEDUI), que está sendo realizado pelo consórcio Quanta-Lerner, sob a coordenação da Câmara.

– Mudar o paradigma não é tarefa fácil, mas é a primeira medida se quisermos remodelar a nossa metrópole. É insustentável para a sobrevivência da região que a cidade do Rio de Janeiro continue a concentrar mais de 75% do emprego – afirmou Vicente Loureiro.

O economista Mauro Osório destacou o papel da indústria como fonte indutora na geração de empregos.

– A indústria continua tendo papel essencial na economia do Estado – disse ele, ressaltando a importância do setor de Petróleo.

Já o economista Bruno Leonardo defendeu a criação de câmaras setoriais para o acompanhamento das atividades das cadeias produtivas, além do fortalecimento do Porto de Itaguaí para geração de empregos.