Segurança Presente prende assaltantes no Centro e na Lapa

19/05/2017 - 14:49h - Atualizado em 19/05/2017 - 14:49h

Agentes da Operação Lapa Presente prenderam, na noite desta quinta-feira (18/5), Sandro Rodrigues, de 33 anos, na Rua das Marrecas. Uma equipe foi abordada por dois jovens que foram assaltados. Foram realizadas buscas e os policiais militares localizaram Sandro com uma faca e o celular roubado. O suspeito foi reconhecido pelas vítimas e conduzido à 5ª DP (Mem de Sá), onde foi autuado por roubo.

Na tarde de ontem (18/5), policiais militares da Operação Centro Presente foram acionados após um homem tentar furtar uma loja na Rua do Ouvidor. Os agentes foram ao local e encontram Luiz Cláudio Marques, de 38 anos, com três caixas de som, avaliadas em R$ 450. O autor, que possui oito passagens pela polícia por furto, roubo, lesão corporal e porte ilegal de arma de fogo, foi encaminhado à 4ª DP (Praça da República) e autuado por furto.

Balanço

Até a noite do dia 15/5, os agentes das Operações Lapa, Méier, Aterro, Lagoa e Centro Presente efetuaram 10.118 prisões, sendo 5.465 por posse e uso de entorpecentes, e já cumpriram 1.135 mandados de prisão. Também foram conduzidas à delegacia 302 pessoas por porte de arma branca e 45 por porte de arma de fogo, 607 por roubo e 561 por furto.

Conheça a Operação Segurança Presente

As Operações Segurança Presente foram inspiradas na bem sucedida Lapa Presente, iniciada em 1º de janeiro de 2014. Em 1º de dezembro de 2015, foi iniciada a operação no Méier, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo. A Operação Segurança Presente é uma iniciativa de interesse público - fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sistema Fecomércio RJ. No dia 4 de julho de 2016, a operação ampliou e chegou ao Centro do Rio, desta vez com a parceria da Prefeitura do Rio e a Fecomércio.

A operação Segurança Presente conta com a participação de policiais militares da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas. Vários órgãos atuam coordenados na ação: Polícia Militar, Polícia Civil, Comando Militar do Leste, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes e Comlurb.

Para fortalecer a credibilidade das ações, além das abordagens serem filmadas, as equipes também são monitoradas por GPS.