Operação Centro Presente prende traficante na Central

20/04/2017 - 16:36h - Atualizado em 20/04/2017 - 16:36h

Agentes também capturaram um foragido da Justiça

Policiais militares da Operação Centro Presente prenderam em flagrante, na manhã desta quarta-feira (19/4), Lucas Vieira da Silva, de 22 anos. Ele foi abordado no Terminal Rodoviário Procópio Ferreira, na Central do Brasil e tentou fugir com a aproximação dos agentes. Após cerco ao local o suspeito foi capturado. Com ele foram encontrados 43 pinos de cocaína e cinco trouxinhas de maconha. O suspeito disse ter comprado a droga na comunidade do Jacaré. Lucas foi conduzido à 4ª DP (Praça da República), onde foi autuado por tráfico de drogas.

Na mesma manhã (19/4), os agentes da Operação prenderam Iago da Silva Neto, de 24 anos. Ele foi abordado no Terminal Rodoviário Procópio Ferreira e, após consulta ao Banco Nacional de Mandados de prisão, foi verificada a existência de dois mandados de prisão pendentes por ameaça, sequestro e cárcere privado. Ele foi conduzido à 4ª DP (Praça da república).

Balanço

Até a noite deste domingo (16/4), os agentes das Operações Lapa, Méier, Aterro, Lagoa e Centro Presente efetuaram 9.924 prisões, sendo 5.445 por posse e uso de entorpecentes, e já cumpriram 1.100 mandados de prisão. Também foram conduzidas à delegacia 286 pessoas por porte de arma branca e 44 por porte de arma de fogo, 589 por roubo e 521 por furto.

Conheça a Operação Segurança Presente

As Operações Segurança Presente foram inspiradas na bem sucedida Lapa Presente, iniciada em 1º de janeiro de 2014. Em 1º de dezembro de 2015, foi iniciada a operação no Méier, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo. A Operação Segurança Presente é uma iniciativa de interesse público - fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sistema Fecomércio RJ. No dia 4 de julho de 2016, a operação ampliou e chegou ao Centro do Rio.

A operação Segurança Presente conta com a participação de policiais militares da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas. Vários órgãos atuam coordenados na ação: Polícia Militar, Polícia Civil, Comando Militar do Leste, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes e Comlurb.

Para fortalecer a credibilidade das ações, além das abordagens serem filmadas, as equipes também são monitoradas por GPS.