Imprensa RJ

Notícias

Governo

Lei Seca comemora oito anos com missa na Candelária

 20/03/2017 - 18:15h - Atualizado em 20/03/2017 - 18:35h
 » Fernanda Domingues

Agentes também realizaram ação de conscientização no Centro do Rio


A Operação Lei Seca completou, no domingo (19/3), oito anos. Para comemorar a data, foi celebrada uma missa em ação de graças nesta segunda-feira (20/3), na Igreja de Nossa Senhora da Candelária. A cerimônia foi aberta ao público e teve a participação do Coral do Detran-RJ.


– A Operação Lei Seca conseguiu cumprir e cumpre seu papel, interagindo no cotidiano das pessoas e provocando uma mudança de comportamento social. Hoje, temos uma redução de 28% dos óbitos no trânsito, são números muito expressivos que provam que quando o poder público faz a sua parte e a sociedade contribui e participa efetivamente, conseguimos mudar uma realidade tão drástica que era a do trânsito brasileiro – disse o coordenador-geral da operação, tenente-coronel Marco Andrade.


Após a missa em ação de graças, os agentes realizaram uma operação de conscientização no Centro do Rio. O agente cadeirante Thayrone Amaral de Souza, de 26 anos, participou da ação e contou sua história.


– Peguei minha moto na virada do ano de 2008, após ingerir muito álcool para ir até a casa da minha namorada. Sofri um grave acidente e tive uma lesão irreversível na coluna. No primeiro momento foi muito difícil aceitar, mas graças a Deus consegui dar a volta por cima. Hoje, tenho muito orgulho em trabalhar com a Operação Lei Seca e ajudar a salvar vidas – afirmou o agente da Lei Seca.


Já o agente Orlando da Silva, de 41 anos, nunca bebeu e foi vítima indireta.


– Não sou contra quem beba, mas precisa ter responsabilidade. Estou numa cadeira de rodas pela inconsequência de um amigo que dirigia bêbado e me dava carona. Álcool e direção não se misturam, e é muito gratificante poder trabalhar nesta conscientização, evitando novas vítimas indiretas – contou Orlando.


Referência


A Operação Lei Seca do Rio de Janeiro hoje é referência para 20 estados do Brasil. O número de motoristas embriagados flagrados caiu 43% no estado desde o início da atuação, em 19 de março de 2009. Quando começou a operação, o percentual de motoristas abordados alcoolizados era de 7,9%, caindo para 4,5% oito anos depois. No período, foram feitas mais de 17 mil blitzes e 2,4 milhões de motoristas foram abordados. Desse total, cerca de 167 mil apresentavam sinais de embriaguez e tiveram suas carteiras de habilitação recolhidas.
 


  • Fotos

  • Missa de 8 anos da Operação Lei Seca. O aniversário de oito anos da Operação Lei Seca foi celebrado com missa em ação de graças, na Igreja de Nossa Senhora da Candelária. Coral do Detran canta na missa.

    15 fotos | Governo | 20/03/2017

    Ações celebram 8 anos da Operação Lei Seca



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________