Estado cria Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos

20/03/2017 - 16:40h - Atualizado em 20/03/2017 - 17:06h

Desarme tem como objetivo investigar e combater o tráfico de armas de fogo

O governador Luiz Fernando Pezão decretou, nesta segunda-feira (20/03), a criação da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme). De acordo com o texto publicado no Diário Oficial, a nova unidade da Polícia Civil tem como objetivo investigar ocorrências ligadas ao tráfico ou qualquer outra forma de comércio ilegal ou irregular de armas de fogo, munições ou explosivos no estado.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), somente em janeiro deste ano, 753 armas de fogo foram recolhidas no estado, sendo 45 fuzis, 318 pistolas e 289 revólveres. Em janeiro de 2016, 28 fuzis haviam sido apreendidos.

A Desarme terá uma unidade administrativa e judiciária própria e fará parte do Programa Delegacia Legal, subordinado à Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, que deverá adotar as medidas necessárias para a inserção da nova delegacia no Programa. O decreto já está em vigor.