Operação Méier Presente prende autor de 11 roubos no bairro

18/03/2017 - 10:50h - Atualizado em 18/03/2017 - 10:50h

Em ação conjunta com a Polícia Civil, foi verificado que o criminoso é acusado de ter baleado um Policial Civil em fevereiro deste ano

Policiais militares da Operação Méier Presente, em ação conjunta com a 26ª DP (Todos os Santos), prenderam por roubo, na manhã desta sexta-feira (17/3), Marcelo Fernandes Pereira Júnior, conhecido como “Popó”. Os agentes receberam informações pelo rádio do 3° BPM (Méier) de que uma moto preta com dois ocupantes estava praticando assaltos na região. Equipes realizaram buscas e localizaram os suspeitos na Rua Pedro de Carvalho.

Com o carona, Marcelo, foram encontrados três celulares, dois cordões, três anéis e um relógio. A dupla foi conduzida à 26 DP (Todos os Santos), que verificou que os aparelhos eram roubados. Os policiais civis da delegacia identificaram 11 vítimas de roubos, 10 praticados nesta sexta-feira (17/3) e um na quinta (16/3). O motorista da moto foi liberado, após ser comprovado que ele não participou dos roubos. Algumas vítimas estiveram na delegacia e reconheceram o Marcelo como o autor. Segundo informações apuradas na delegacia, Popó é suspeito de ter baleado um policial civil, no dia 15 de fevereiro, durante um arrastão nos bairros de Cascadura e Campinho.

Balanço

Até a noite de domingo (12/3), os agentes da Operação Segurança Presente efetuaram 4.413 prisões, sendo 2.229 por posse e uso de entorpecentes, e já cumpriram 430 mandados de prisão. Também foram conduzidas à delegacia 161 pessoas por porte de arma branca e 17 por porte de arma de fogo, 193 por roubo e 355 por furto. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 4.729 ações de acolhimento a moradores de rua.

Conheça a Operação Segurança Presente

No dia 1º de dezembro de 2015, foi iniciada no Méier, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo a OperaçãoSegurança Presente, uma iniciativa de interesse público - fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sistema Fecomércio RJ. No dia 4 de julho de 2016, a operação chegou ao Centro. As Operações Segurança Presente foram inspiradas na bem sucedida Lapa Presente, iniciada em 1º de janeiro de 2014.

A operação, de caráter permanente, conta com a participação de policiais militares da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas. Vários órgãos atuam coordenados na ação: Polícia Militar, Polícia Civil, Comando Militar do Leste, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes e Comlurb.

Para fortalecer a credibilidade das ações, além das abordagens serem filmadas, as equipes também são monitoradas por GPS.