Desenvolvimento Regional

Artesanato fluminense é destaque na Feira Rio Artes

18/03/2017 - 10:15h - Atualizado em 18/03/2017 - 10:15h

Visitantes podem conferir 3 mil peças de artesãos do interior do estado

Apresentar a qualidade e a diversidade de peças confeccionadas por artesãos do interior do estado. Essa é a proposta da Secretaria de Turismo /TurisRio, que participa da 11ª Feira Rio Artes Manuais, em parceria com o Grupo Caçula. Estão sendo esperados 25 mil visitantes, que terão a oportunidade de conferir três mil peças de mais de 100 artesãos cadastrados no Programa de Artesanato Estadual.

Nesta edição, a feira que acontece no Centro de Convenções SulAmérica, até domingo (19/3), vai oferecer gratuitamente mais de 20 mil vagas para quem deseja aprender ou aprimorar 300 técnicas de artesanato com diversas oficinas.

Nilo Sergio Felix, secretário de Turismo, destacou a importância do evento, que já faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.

– O nosso objetivo é impulsionar cada vez mais o artesanato e o turismo no interior. Durante a Rio Artes Manuais, podemos mostrar para milhares de visitantes os trabalhos produzidos pelos nossos artesãos, auxiliando-os na conquista do mercado, e dando mais visibilidade aos seus produtos – disse o secretário.

Confeccionados com vidro, tinta, palha, madeira, tecidos, pedras e outras matérias-primas, os trabalhos que serão expostos e comercializados na feira estampam a cultura e as belezas do interior fluminense.

Nea Mariozz, subsecretária de Turismo e coordenadora do programa, explica que, além de gerar renda e movimentar a economia regional e o desenvolvimento social, o artesanato é um segmento que anda junto com o turismo.

– Ao conhecer o interior fluminense, os turistas podem levar sempre uma lembrança do local, e com essa finalidade, estaremos na Rio Artes Manuais, apresentando o nosso estado através do artesanato – afirmou a subsecretária.

Local: Centro de Convenções SulAmérica
Data: até domingo