Saúde amplia área prioritária para imunização contra febre amarela

17/03/2017 - 18:44h - Atualizado em 17/03/2017 - 19:06h
 » Ascom da Secretaria de Saúde

Onze municípios terão a vacinação intensificada

A Secretaria de Saúde ampliará a vacinação prioritária contra a febre amarela para os municípios de Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Guapimirim, Petrópolis, Magé, Areal, Paty do Alferes, Miguel Pereira e Engenheiro Paulo de Frontin. Paraíba do Sul e Três Rios, que já estavam na zona de bloqueio das divisas com MG e ES, terão reforço de doses e vacinação intensificada. A medida preventiva foi tomada após um macaco morto com suspeita de febre amarela ser encontrado na região de Juiz de Fora (MG), que faz divisa com a Região Serrana do Rio.

– A imunização dos municípios do corredor da Região Serrana é mais uma ação preventiva para evitar que o vírus da febre amarela se propague pelo Estado. No primeiro dia da campanha em Casimiro de Abreu, vacinamos cerca de 75% da população nos postos municipais e no hospital de campanha. O povo está aderindo e estamos contando com a parceria dos municípios e do Ministério da Saúde – explicou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr..

Cinco municípios da Região dos Lagos foram incluídos nesta sexta (17/03) no cinturão de proteção de Casimiro de Abreu: Saquarema, São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Iguaba Grande, além de Carapebus, Quissamã e São João da Barra, no Norte Fluminense.

Com a inclusão dessas cidades na antecipação do calendário de imunização, o Estado já está vacinando um total de 64 municípios estratégicos. A prioridade da campanha será imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais. Nesta quinta-feira (16/03), o Ministério da Saúde entregou 1 milhão de doses de vacina para que a SES disponibilize aos municípios.

MUNICÍPIOS DA REGIÃO ESTRATÉGICA

* Tiveram a data do início de vacinação antecipada:

1ª fase iniciada em 16/03

- Araruama
- Bom Jardim
- Cabo Frio
- Cachoeiras de Macacu
- Casimiro de Abreu
- Conceição de Macabu
- Cordeiro
- Duas Barras
- Macaé