Operação Centro Presente captura dois foragidos da Justiça

16/02/2017 - 18:38h - Atualizado em 16/02/2017 - 18:38h

Com estes, a Operação do Centro soma 215 mandados de prisão cumpridos há pouco mais de 7 meses

Policiais Militares da Operação Centro Presente prenderam, nesta quinta-feira (16/02), Carlos Eduardo Costa dos Santos, conhecido como “2D”, de 23 anos. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão pendente. Carlos Eduardo foi abordado na Avenida Presidente Vargas e após consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão, foi constatada a existência de um mandado por tráfico de drogas, na comunidade do Antares, em Santa Cruz. O caso foi encaminhado à 4ª DP (Praça da República). Com mais este preso, a Operação Centro Presente soma 215 capturas de foragidos da Justiça desde o inicio da operação há pouco mais de 7 meses.

Na terça-feira (14/02), agentes da Operação capturaram o foragido da Justiça Mack Miller dos Santos Corrêa, de 33 anos. Uma equipe recebeu informações de que um grupo de pessoas estaria causando transtornos no metrô da Carioca. Os policiais militares foram ao local e identificaram que contra Mack havia um mandado de prisão. O suspeito, que possui quatro passagens por furto, foi conduzido à 5ª DP (Mem de Sá).

Balanço

Até a noite de sexta-feira (10/02), os agentes da Operação Segurança Presente efetuaram 4.271 prisões, sendo 2.204 por posse e uso de entorpecentes, e já cumpriram 396 mandados de prisão. Também foram conduzidas à delegacia 154 pessoas por porte de arma branca e 16 por porte de arma de fogo, 180 por roubo e 322 por furto. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 3.976 ações de acolhimento a moradores de rua.

Conheça a Operação Segurança Presente

No dia 1º de dezembro de 2015, foi iniciada no Méier, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo a Operação Segurança Presente, uma iniciativa de interesse público - fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sistema Fecomércio RJ. No dia quatro de julho deste ano, a operação chegou ao Centro. As Operações Segurança Presente foram inspiradas na bem sucedida Lapa Presente, iniciada em 1º de janeiro de 2014.

A operação, de caráter permanente, conta com a participação de policiais militares da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas. Vários órgãos atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Polícia Militar, Polícia Civil, Comando Militar do Leste, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes e Comlurb.

Para fortalecer a credibilidade das ações, além das abordagens serem filmadas, as equipes também são monitoradas por GPS.