Comerciantes elogiam a Operação Lapa Presente

12/01/2017 - 09:02h - Atualizado em 12/01/2017 - 12:36h
 » Bete Nogueira

Ação é aprovada por quem trabalha e frequenta a região do Rio Antigo

Três anos separam duas Lapas: a de antes e a de depois do lançamento da Operação Lapa Presente, que reforça diariamente a segurança no bairro mais boêmio do Rio de Janeiro. Quem anda pela região do Rio Antigo, a trabalho ou lazer, elogia e aprova a tranquilidade.

– Foi a salvação da Lapa. A equipe fica em pontos estratégicos e tem a facilidade de deslocamento quando necessário. Trabalho na região há 18 anos e sei que podem surgir situações inesperadas. Com a operação, nos sentimos protegidos, eles tomam atitudes para tudo se resolver na hora – disse Eriberto Ximenes, que possui cinco restaurantes no bairro.

Coordenadora de projetos sociais de uma casa de shows, Débora Cruz ressalta a organização que a Lapa Presente levou para a região.

– Ficou tudo mais organizado e vejo os turistas circulando com mais tranquilidade – comentou Débora.

A segurança nas ruas acontece a pé ou em bicicletas e viaturas por policiais militares e agentes civis. O trabalho foi tão bem-sucedido que deu origem a operações semelhantes em outros bairros da cidade: Lagoa, Aterro do Flamengo, Méier e Centro. A fórmula, além da mobilidade, é o trabalho em equipe.

Patrulhamento reduz em até 90% casos de roubos e furtos

Nos horários em que a equipe da Operação Lapa Presente atua – de domingo a quinta-feira, das 19h às 3h, e às sextas-feiras e sábados, das 21h30 às 5h30 – os casos de roubos e furtos foram reduzidos em 90%.

O trabalho da Lapa Presente é integrado com as polícias Civil e Militar, a Secretaria Municipal de Ordem Pública, a Guarda Municipal, a Comlurb, a Secretaria Municipal de Conservação, a Rio Luz e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Além do serviço de ronda policial, são realizados acolhimentos de moradores de rua, ordenamento público e repressão ao estacionamento irregular e a cambistas.

– Contamos com a ajuda de diversos órgãos estaduais e municipais. O trabalho só é possível porque funciona em sinergia com órgãos da prefeitura, porque não fazemos apenas prisões. Os moradores de rua, por exemplo: nós não nos atemos a simplesmente levá-los a um abrigo. Quando é necessário e há o consentimento da pessoa, o encaminhamos para um centro de recuperação de dependentes químicos; em outros casos, tentamos encaminhá-lo para conseguir um emprego. O Lapa Presente não beneficia só turistas e comerciantes – ressaltou o major Leonardo Laureano, coordenador da operação.

Telefone

Com um telefonema, os cariocas e turistas podem ajudar o trabalho dos agentes, com denúncias ou informações. O número do Disque Lapa Presente é 97954-2424.

• Fotos

• Nos horário em que a equipe da Operação Lapa Presente atua – de domingo a quinta-feira, das 19h às 3h, e às sextas-feiras e sábados, das 21h30 às 5h30 – os casos de roubo e furto foram reduzidos em 90%. Foto Clarice Castro

3 fotos | Governo | 11/01/2017

Comerciantes elogiam a Operação Lapa Presente