Segurança Presente avança para o Centro do Rio

31/05/2016 - 16:15h - Atualizado em 31/05/2016 - 16:15h

A partir de 2 de julho, 522 agentes vão patrulhar a região

Às vésperas de completar seis meses (em 1° de junho), a Operação Segurança Presente, que ultrapassou a marca de 100 capturas de foragidos da Justiça e mais de 1,4 mil prisões realizadas no Aterro do Flamengo, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Méier, prepara-se para monitorar mais uma região da cidade, o Centro do Rio.

Graças à parceria da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, com a Fecomércio-RJ e a Prefeitura do Rio, a partir de 2 de julho, 522 agentes (entre policiais militares e agentes civis) vão reforçar o patrulhamento nos principais corredores de comércio do Centro, incluindo a região revitalizada da Praça Mauá, Gamboa e Saúde.

– Este modelo de segurança, com participação da sociedade, entidades públicas e privadas, juntos do mesmo lado, tem mostrado que estamos no caminho certo – explicou o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Paulo Melo.

A Operação Centro Presente terá cunho permanente e seguirá o mesmo modelo das ações já realizadas no Aterro, na Lagoa e no Méier, onde mais de 400 agentes reforçam o policiamento, diariamente, das 6h às 22h.

A ação tem o objetivo de coibir roubos e furtos, consumo e comércio de drogas, e ainda promover o ordenamento urbano nestas áreas. Além disso, também realiza ações sociais como o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Desde que foi iniciada a Operação Segurança Presente, foram realizados 375 acolhimentos a moradores de rua, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

As Operações Segurança Presente foram inspiradas na bem-sucedida Lapa Presente, que começou a atuar em janeiro de 2014 e já prendeu 4.895 pessoas e cumpriu 554 mandados de prisão.

Centro Presente

A operação Centro Presente prevê investimento anual de R$ 47 milhões, que compreende o pagamento do salário das equipes e despesas operacionais, como uniformes, materiais e combustível. O custo será dividido entre a Prefeitura do Rio e a Fecomércio RJ, que já possui parceria com o Governo do Estado no Aterro Presente, Lagoa Presente e Méier Presente. As equipes são formadas por policiais militares da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas.

– A segurança pública é um dos temas mais importantes para nós e toda a sociedade. É o fator-chave, a partir do qual se melhora o ambiente empresarial, a imagem de cidades e de estados. Nós, do Sistema Fecomércio do Rio, apostamos que o investimento nas operações de Segurança Presente traz uma contribuição de interesse público, gerando mais qualidade de vida para as pessoas e os negócios – afirmou Orlando Diniz, presidente da da Fecomércio RJ.

As equipes também utilizarão câmeras para filmar as abordagens e serão monitoradas por GPS, como já acontece nas demais operações Segurança Presente, dando mais credibilidade às ações. Além disso, os policiais usarão, preferencialmente, equipamentos de menor potencial ofensivo, como armas de choque e spray de pimenta. A operação funcionará das 6h às 22h, de segunda a sábado, e das 7h às 18h, aos domingos e feriados. Ao todo, terá 66 bicicletas, 24 motos e 15 viaturas (carros e vans), divididos em três áreas, em uma região revitalizada pela Prefeitura do Rio.

Em todas as áreas, o patrulhamento a pé, de bicicleta e de moto será feito em trios, formado por dois policiais militares e um agente civil. As rondas em viaturas serão realizadas por duplas.

A ação conta com a participação de diversos órgãos: Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Polícia Militar, Polícia Civil, Comando Militar do Leste, Secretaria Executiva de Coordenação de Governo da Prefeitura, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes e Comlurb.

• Fotos

• Governo do Estado, Prefeitura e Fecomércio lançam Operação Centro Presente. Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Paulo Melo. Sentados da esquerda/direita: O secretário Executivo de Governo do Rio, Pedro Paulo Carvalho, presidente da Fecomercio RJ, Orlando Diniz e Leandro Matieli Gonçalves,Secretário Municipal de Ordem Pública.

8 fotos | Assistência Social | 31/05/2016

Governo do Estado, Prefeitura e Fecomércio lançam Operação Centro Presente