Imprensa RJ

Notícias

Ciência, Tecnologia e Inovação

Alunos da Faetec criam Limitador de Velocidade para Automóveis

 02/12/2015 - 10:05h - Atualizado em 02/12/2015 - 10:06h
 » Thaise Constancio

Projeto pode ajudar a melhorar a segurança no trânsito


A velocidade máxima na Rua Guimarães Júnior, no bairro Barreto, em Niterói, é de 30 quilômetros por hora, por ser uma zona escolar. No entanto, muitos motoristas passam acima desse limite. Ao observar o problema, o trio Lyncoln Sousa, Lucas Rocha e Lucas Mol, estudantes da Faetec Henrique Lage, desenvolveu o Limitador de Velocidade para Automóveis. A invenção rendeu o 1º lugar em Engenharia Automobilística e Transportes, na Expotec 2015 (Exposição da Produção em Ciência e Tecnologia de Alunos de Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Rio de Janeiro).

 

A feira foi realizada em outubro, no campus Maracanã do Cefet. Apenas cinco meses antes, os jovens começaram a criar o protótipo que, acreditam, poder ajudar a reduzir acidentes provocados pelo desrespeito às regras de trânsito.

 

Nosso projeto simula a passagem de um carro por uma placa de trânsito com um circuito eletrônico acoplado, que emite um sinal de rádio para o veículo sobre a velocidade máxima naquela pista”, afirmou Lyncoln.

 

Atualmente, são reduzidos dois quilômetros por segundo, mas o trio já faz pesquisas e cálculos de Física para melhorar a marca e aperfeiçoar o projeto. A Expotec foi a primeira grande competição da qual os jovens participaram. Eles contam que estavam nervosos, porém confiantes na vitória.

 

- Por ter um objetivo nobre, que é salvar vidas, e ajudar a organizar o trânsito, nosso protótipo foi escolhido pelos jurados. Foi gratificante receber esse prêmio porque tivemos muita ajuda do professor e apoio da escola - disse Lyncoln.

 

Escola de campeões

 

Também do laboratório de Eletrônica da Faetec Henrique Lage, Pedro Sant’anna e Lucas Campos conquistaram o 2º lugar em Engenharia Automobilística e Transportes, com o projeto Sistema de Monitoramento e Fiscalização de Transporte Público.


  • Fotos

  • Em maio de 2016, os estudantes Christian Marques e Isabelli Gomes, ambos de 17 anos, participarão da Intel ISEF, a Feira Internacional de Ciências e Engenharia patrocinada pela empresa de computadores Intel. Alunos do curso de Eletrônica da Faetec Henrique Lage, em Niterói, eles inventaram o Painel Virtual de Segurança, uma espécie de chave eletrônica que lê o código no ar. Agora terão a oportunidade de participar da maior feira de tecnologia do mundo, nos Estados Unidos. Matheus de Souza Santos e Daniel Gladston Projeto: Display 3D Interativo

    2 fotos | Ciência, Tecnologia e Inovação | 01/12/2015

    Estudantes da Faetec criam Limitador de Velocidade para Automóveis



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________