Imprensa RJ

Notícias

Segurança

Estado prepara policiais de UPPs para orientar usuários de drogas

 21/10/2015 - 18:20h - Atualizado em 21/10/2015 - 18:41h
 » Julia de Brito

Previsão é de que a qualificação beneficie 400 policiais até agosto de 2016


 

Cerca de 400 policiais militares que atuam em Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) serão capacitados para orientar usuários de álcool e outras drogas a procurar os serviços de atendimento especializado da secretaria de Prevenção à Dependência Química (Sepredeq). A primeira oficina, resultado de convênio entre a Sepredeq e a secretaria de Segurança, foi realizada, nesta quarta-feira (21/10), na Biblioteca Parque de Manguinhos, apenas com os comandantes de UPPs, ocasião em que foi formalizada a assinatura do acordo de cooperação entre as pastas. A previsão é de que a qualificação seja concluída em agosto de 2016.

 

Segundo o secretário de Prevenção à Dependência Química, Filipe Pereira, a iniciativa surgiu a partir da experiência realizada na UPP Santa Marta. 
 

– A ideia é que todos os PMs passem por esta formação. Inicialmente, serão 400 policiais e, nesta primeira turma, estamos capacitando os comandantes. A abordagem e a orientação de dependentes químicos que estejam em situação de vulnerabilidade social são necessárias. Os policiais também precisam estar informados e preparados para direcionar os moradores para tratamento nas redes de apoio em funcionamento – disse Filipe Pereira.
 

Para o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, a proposta de cooperação técnica vai aproximar ainda mais os policiais dos moradores das comunidades pacificadas.
 

– Este convênio vai capacitar PMs para ajudarem no direcionamento de pessoas e de famílias que buscam auxílio. Muitas vezes, os moradores têm um parente, um filho que é dependente químico e não sabem a quem recorrer. Este curso será estendido a comandantes, supervisores, sargentos que estão muito próximos do problema da dependência de drogas para orientarem tecnicamente aqueles que os procurarem – afirmou Beltrame.
 

Comandantes aprovaram iniciativa


Nas oficinas de orientação são estudados os efeitos das drogas no organismo e o uso, o abuso e a dependência química. Os policiais também são instruídos sobre como encaminhar usuários de substâncias psicoativas para a rede de atendimento mais próxima.
 

– Esta ação é excelente. Em muitos casos, o agente público não sabe como orientar àqueles que necessitam. Este curso vem para esclarecer dúvidas e até quebrar paradigmas para que possamos dar o melhor atendimento possível – ressaltou o comandante da UPP Vila Kennedy, Leo Ludolff.
 

O subcomandante Gabriel Cavalcanti de Lima, da UPP Santa Marta, considera a oficina um grande passo para que o problema da dependência química seja enfrentado em áreas de vulnerabilidade.
 

– Esta é uma demanda recorrente nas nossas reuniões comunitárias mensais. Nelas, familiares relatam situações de pessoas que precisam de tratamento – afirmou o subcomandante.
 

O evento contou ainda com a presença do subsecretário de Educação, Valorização e Prevenção da Seseg, Pehkx Jones, e da superintendente de Prevenção, Leriana Figueiredo.


  • Fotos

  • Curso para policiais de UPPs sobre prevenção de drogas. Policiais militares que atuam em Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) serão capacitados para orientar a comunidade sobre como procurar ajuda nos serviços destinados a usuários de álcool e outras drogas. Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

    11 fotos | Segurança | 21/10/2015

    Curso para policiais de UPPs sobre prevenção de drogas



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________