Riosolidario

RioSolidario promove I Encontro Autonomia para Pessoa com Deficiência

09/06/2015 - 13:57h - Atualizado em 09/06/2015 - 13:57h
 » Ascom do RioSolidario

Evento vai contar com a presença do governador Pezão, ministro Gilberto Kassab, secretários, deputados e prefeitos

O I Encontro Autonomia para Pessoa com Deficiência acontece na próxima quinta-feira (11/06), a partir das 9 horas, no auditório da Firjan, no Centro. O evento, organizado pelo RioSolidario, vai debater necessidades, políticas públicas e boas práticas voltadas para as pessoas com deficiência. O objetivo é sensibilizar e conscientizar governos, empresários e sociedade sobre a importância da inclusão e da autonomia dessa população.

O encontro contará com a participação do governador Luiz Fernando Pezão, do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, da primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, além de secretários de Estado, deputados, prefeitos e representantes de instituições, empresas e das secretarias dos 92 municípios do Rio.

Serão debatidos os temas: mobilidade urbana e transportes, assistência social e mercado de trabalho. Durante o evento, também será apresentado às prefeituras o projeto para a construção do “Mapa da Pessoa com Deficiência”, em parceria com o Sebrae-RJ. A ideia é identificar e localizar as pessoas que possuem deficiência no estado do Rio de Janeiro e, a partir daí, criar um banco de dados que ajude na formatação de políticas públicas voltadas para essa população.

Haverá ainda palestra com o atleta medalhista paralímpico Clodoaldo Silva e apresentação do Grupo de Dança Sobre Rodas “Corpo em Movimento”, da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef).

O encontro tem o apoio do Governo do Estado, Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj), Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Sebrae, Sistema Firjan e Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD).

Os jornalistas interessados em cobrir o evento devem se credenciar até o dia 10/06 (quarta-feira) pelo e-mail comunicacaoriosolidariorj@gmail.com, informando os seguintes dados:
Nome:
Veículo:
Função:
Telefone:

Programação:

9h - Credenciamento

10h – Cerimônia de Abertura

11h15 - 1ª Mesa: Mobilidade Urbana / Transportes:
Ministro das Cidades Gilberto Kassab
Secretário de Estado de Transportes Carlos Roberto Osorio
Prefeito de Niterói Rodrigo Neves
Mediador: Deputada Estadual Tânia Rodrigues

12h30 às 14h - Intervalo para almoço

14h - 2ª Mesa: Assistência social:

Secretária de Estado de Assistência Social Teresa Cosentino
Diretor da Associação Mote Social Roberto Barcellos
Presidente da FEBIEX RJ Katia Tavares Silveira Vasques
Secretário municipal do Idoso e da PcD de Três Rios Willian Machado
Mediador: Deputado Estadual Márcio Pacheco

15h15 - 3ª Mesa: Mercado de trabalho:
Superintendente do IBDD Teresa Costa D’Amaral
Procuradora do Ministério Público do Trabalho Lisyane Chaves da Motta
Programa de Inclusão de Profissionais com Deficiência da Icatu Seguros
Mediador: Deputado Federal Otávio Leite

16h30 – Palestra com o atleta medalhista paralímpico Clodoaldo Silva

17h – Apresentação do Grupo de Dança Sobre Rodas “Corpo em Movimento” - Andef

17h15 - Encerramento / Coffee break

SERVIÇO:

I Encontro Autonomia para Pessoa com Deficiência
Data: 11/06 (quinta-feira)
Local: Auditório da Firjan – Rua Graça Aranha, 1, Centro.

Credenciamento pelo e-mail:
comunicacaoriosolidariorj@gmail.com