Novos radares vão reforçar monitoramento de chuvas

24/11/2014 - 08:34h - Atualizado em 24/11/2014 - 08:34h

Os dois equipamentos serão instalados no Rio de Janeiro e em Macaé

Dois radares meteorológicos de última geração serão instalados no Rio de Janeiro para ampliar a cobertura do Sistema de Alerta de Cheias, que alcançará todo o estado e áreas de divisa com Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Os equipamentos, que foram adquiridos pelo estado e serão operados pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), têm previsão de entrada em funcionamento em dezembro e vão antecipar em até seis horas as tempestades. Os radares serão instalados no bairro de Guaratiba, na Zona Oeste, e no município de Macaé, no Norte Fluminense.

Além de agilizar a previsão, o avanço tecnológico irá minimizar os efeitos de eventos climáticos extremos. O Sistema de Alerta de Cheias do Inea será fortalecido, fazendo com que os órgãos de resposta aos riscos de desastres possam agir com maior eficiência.

- Os radares são um avanço porque mudam a forma de gestão. A tecnologia nos traz evolução na precisão e na antecedência de desastres naturais e fortalece o sistema de alerta de chuvas. Vamos ter mais segurança - explicou a presidente do Inea, Isaura Frega.

Investimento de R$ 13 milhões

O sistema composto pelos dois equipamentos tem capacidade para detecção de chuvas, com precisão volumétrica de até 240 quilômetros para medições quantitativas e até 450 quilômetros para medições qualitativas.

A escolha dos locais para instalação dos radares levou em consideração critérios técnicos. Em Macaé, o equipamento irá operar no campus da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), e em Guaratiba, ficará na Fazenda Modelo.

Os novos radares vão se comunicar com outros nove, pertencentes ao governo federal, e formarão uma rede de prevenção meteorológica.

O Rio de Janeiro será a primeira unidade da federação a ter todas as bacias hidrográficas que cruzam seu território cobertas pelo monitoramento. Os radares, que foram adquiridos por R$ 13,422 milhões, também permitirão a formação de um centro técnico especializado em prevenção de chuvas, a exemplo dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Ceará.

• Fotos

• Novos radares vão reforçar monitoramento de chuvas no estado.

6 fotos | Ambiente | 19/11/2014

Novos radares vão reforçar monitoramento de chuvas no estado