Estado do Rio oferece qualificação para trabalhadores sociais

27/01/2014 - 18:46h - Atualizado em 27/01/2014 - 18:46h
 » Ascom da Secretaria de Assistência Social

Pré-inscrições foram prorrogadas até o dia 15 de fevereiro

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio de parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), oferecerá cursos de formação continuada aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Trata-se do CapacitaSUAS, programa de âmbito nacional, financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social. As pré-inscrições, que terminariam nesta segunda-feira (27/1), foram prorrogadas até o dia 15 de fevereiro.

As capacitações se destinam a técnicos, gestores e educadores sociais nas modalidades de nivelamento e atualização, em conformidade com a Política Nacional de Capacitação e o Plano Estadual de Capacitação. Na primeira etapa, o programa pretende alcançar uma meta de 2.250 trabalhadores sociais nos 92 municípios fluminenses. A segunda fase do CapacitaSUAS, que tem previsão de começar ainda este ano, terá suas metas divulgadas posteriormente.

Serão ofertadas vagas para os seguintes cursos:

Nivelamento – Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS e à Implementação de Ações do Plano Brasil Sem Miséria. O curso, com carga horária de 40 horas, objetiva desenvolver, com os trabalhadores, as competências e atitudes essenciais para o trabalho de acompanhamento às famílias nos CRAS, CREAS, Centros-POP, serviços de acolhimento etc. Em função do conteúdo, as vagas serão preenchidas somente por técnicos dos serviços dos municípios.

Atualização – Atualização em Indicadores, Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS e do DSM, com carga horária de 40 horas, é destinado aos trabalhadores do setor de Vigilância Socioassistencial. O objetivo é capacitar técnicos para a área de planejamento, monitoramento e avaliação da política de Assistência Social. Já o Curso de Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS, também com carga horária de 40 horas, é destinado ao desenvolvimento de competências em gestão de recursos dos Fundos de Assistência Social e está direcionado a gestores e técnicos da área contábil e financeira das secretarias de Assistência Social.

Diferente do curso de nivelamento, do qual participarão apenas técnicos municipais, nos cursos de atualização também estão previstas algumas vagas para trabalhadores da própria secretaria.

Os critérios de participação nas qualificações, a quantidade de vagas por cidade, bem como a definição dos municípios que sediarão as capacitações em cada uma das regiões do estado foram objeto de pactuação na última da reunião da Comissão Intergestora Bipartite, ocorrida no último dia 14 de janeiro. Nesta mesma reunião, foram passadas aos gestores municipais as orientações para pré-inscrições.

Os trabalhadores do SUAS que tenham interesse em fazer algum curso do CapacitaSUAS devem, portanto, procurar informações junto às secretarias municipais de Assistência Social. Somente os gestores estão autorizados a cadastrar e enviar os formulários das pré-inscrições à secretaria estadual. A gestão municipal deve encaminhar até o dia 15 de fevereiro os formulários eletrônicos de pré-inscrição dos participantes.

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________