Imprensa RJ

Notícias

Administração Penitenciária

Governo inaugura Instituto de Perícias Heitor Carrilho

 08/10/2013 - 17:25h - Atualizado em 08/10/2013 - 17:25h


A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) inaugurou, nesta terça-feira (8/10), o Instituto de Perícias Heitor Carrilho, na Frei Caneca. A unidade atenderá todas as varas criminais do Estado, além das Federais, e Auditoria da Justiça Militar e Vara de Execuções Penais.


Antes denominado Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Heitor Carrilho, o Instituto de Perícias foi criado devido à grande procura por exames periciais de insanidade mental e dependência de drogas nos processos criminais. Os exames realizados consistem em análise do processo criminal pelo médico e a verificação de nexo causal entre a doença mental ou dependência porventura existente e o delito praticado.


A diretora da unidade, Kátia Mecler, sentiu-se privilegiada por dirigir o primeiro instituto de perícias do país.


- Estou muito honrada por assumir esta direção. É importante desconstruir o estigma de que o doente mental é necessariamente perigoso. A partir do apoio familiar, do ensino e das pesquisas, é possível, agora, integrar as atividades periciais pertinentes a um tratamento adequado - disse.


Já o subsecretário de Administração Penitenciário, coronel Antônio Camilo Branco de Faria, evidenciou a importância da iniciativa e do empenho dos funcionários da Seap.


- A criação do Instituto de Perícias garante um tratamento adequado conforme a legislação prevê. Os profissionais da Seap contribuem para atender à demanda do judiciário, a partir da especialização da área da saúde e da revitalização de um espaço como este. Essa é mais uma missão fundamentada pelo esforço de todos - afirmou.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________